Corpo do artigo
Fábio Fortes optou por um projeto de Liga 3, depois de duas épocas na II Liga, de menor consistência, na Académica e no Penafiel. O avançado escolheu o Lourosa por força do seu antigo agente, Nuno Correia, que agora é diretor-geral do clube, assim como alguns ex-colegas, que fazem parte deste plantel. Em termos individuais, o cabo-verdiano, de 31 anos, tem-se destacado, com quatro golos em nove jogos, o último dos quais na goleada ao Anadia (4-0), embora assuma que o principal objetivo é terminar esta primeira fase nos quatro primeiros.
Marca há dois jogos consecutivos e já leva quatro em nove jogos... Reencontrou a felicidade no Lourosa?
-Sim, este é um clube extremamente estável. Em termos de condições também dá aos jogadores tudo o que é necessário e, sinceramente, estou bastante feliz com o grupo, o projeto, os adeptos, com a ambição, e era isto que precisava nesta altura da carreira. Tenho tido alguns percalços em termos de estabilidade nos últimos anos.
Traçou alguma meta de golos? Acredita que poderá bater o melhor registo (18), no Arouca?
-É muito difícil... Antes era CdP e agora é Liga 3, em que todos os jogos são bastante competitivos, apesar de termos ganho 4-0 ao Anadia. Em matéria de meta de golos, não tenho nada traçado, mas acredito que irei ajudar a equipa com golos, assistências e trabalho. A equipa é extremamente equilibrada, competitiva e há uma exigência muito grande em termos de grupo. Na nossa cabeça, quanto mais golos fizermos é melhor em termos coletivos e individuais, mas não tenho nenhum número fixo.
A equipa está em segundo lugar da Série A, só atrás do Felgueiras. Há condições para acabar em primeiro?
-O primeiro lugar ou o quarto vai dar ao mesmo. O nosso objetivo será passar à próxima fase e a partir daí é que as coisas começam a ser olhadas de forma diferente. Se acabar em quarto agora e em primeiro na próxima fase assino por baixo. Estamos sempre focados em fazer melhor do que o jogo passado, a tentar subir na classificação, sempre com muita ambição, mas também respeito por outras equipas, que têm um investimento muito maior do que o nosso e têm mais-valias nos seus plantéis. Temos o caso do Varzim, que para mim é o grande favorito, tem jogadores até com experiência de I Liga e o Felgueiras, que são grandes apostas neste campeonato. O próprio Anadia, que derrotámos, mas tem bons jogadores... Temos o Braga B, o Fafe... São equipas a ter em conta e a segunda volta será muito diferente da primeira. Temos de continuar a trabalhar com grande humildade para alcançar os objetivos passo a passo. No ano passado, tivemos o caso do Amora, que foi bastante consistente na primeira fase e, depois, não conseguiu subir. Este campeonato é muito fértil em algumas surpresas. Para quem não nos conhece, estamos a ser uma surpresa...
Estava na II Liga. Porque quis abraçar este desafio?
-Decidi abraçar este projeto por vários fatores. Tive algumas propostas de II Liga, do estrangeiro, no Médio Oriente, Leste e Espanha, mas senti que não reuniam as condições necessárias para ter estabilidade, em termos de salários, condições e, quando saísse de Portugal, queria sair valorizado, algo que não aconteceu... O fator Nuno Correia, que tem sido o meu agente e neste momento é o diretor da equipa também ajudou. Foi a estabilidade familiar, a ambição que me foi demonstrada. Prefiro estar a lutar para subir numa Liga 3, do que ter a instabilidade de estar numa II Liga a lutar para não descer. A partir duma certa idade, procurámos isso para apresentar o melhor futebol. Ainda não estou na melhor forma, mas estarei.
Já conhecia alguns jogadores, quem destaca no Lourosa?
-Já conhecia o Tiago Cerveira, o Marcos Valente, o Cristiano, o Ivanildo, o Diogo Rosado, que é uma das figuras, o Henrique Martins, o Edgar Abreu. Fui ver a equipa que estava a ser formada e acreditei que este era um projeto ambicioso, com uma capacidade de trabalho gigante. A prova disso é a nossa classificação e consistência em termos de exibições. Além destes nomes, destaco o Jefferson Nem. Deve andar um bocado desaparecido do radar de outros clubes, mas qualquer pessoa que o vê repara que está muito acima deste campeonato.
17151998