Reforço Marcus Edwards é dos que desde cedo foram colocados na rota do sucesso e que nunca explodiram. Teve problemas de autoridade e comportamento no Tottenham
Corpo do artigo
Surpresa no último dia de mercado, a contratação de Marcus Edwards pelo Vitória levou certamente muitos adeptos a "googlarem" o nome do jogador na internet.
"Aprendi o que tenho de fazer para ser profissional. Acho que cresci"
E, de facto, os vídeos disponíveis no Youtube confirmam que o extremo inglês, que pertencia aos quadros do Tottenham, tem parecenças na forma de jogar com Lionel Messi, tal como Maurício Pochettino, treinador dos spurs, dissera em setembro de 2016.
Ora, esse elogio sincero ganhou um peso inesperado nos ombros do jovem jogador, tanto assim que, volvidos três anos, Marcus Edwards ainda procura confirmar em campo todo o potencial que lhe reconhecem. É precisamente esse o objetivo do extremo em Guimarães, já sem a ligação ao Tottenham.
J9kdmjLV4YM
Quando Pochettino disse numa conferência de Imprensa que Edwards lhe fazia lembrar os primeiros tempos de Messi, houve um responsável do Tottenham que abanou a cabeça na sala, como que a prever que a afirmação tinha bem mais de nocivo do que de incentivo. Mas Pochettino não se ficou por aí e um mês depois voltou à carga com nova declaração forte.
"Se Edwards tivesse nascido no Brasil ou na Argentina, hoje poderia ser um dos jogadores mais interessantes do mundo", juntou o treinador, que posteriormente admitiu o erro da comparação com a estrela do Barcelona, numa altura em que a relação de Marcus Edwards com o "staff" do Tottenham já tinha conhecido melhores dias.
Extremo inglês quer livrar-se da comparação com o argentino, feita por Pochettino, e confirmar todo o potencial no Minho
A parte má da história vem a seguir e é importante para se perceber aquilo que Ivo Vieira tem em mãos depois de a SAD ter avançado para a contratação do internacional inglês. Edwards, nas palavras de Pochettino, teve "problemas de autoridade e comportamento", não se estranhando dois empréstimos sucessivos, ao Norwich, sem sucesso, e ao Excelsior, da Holanda, este bastante proveitoso na última época.
Na Eredivisie, o extremo foi utilizado em 28 ocasiões, marcou dois golos e, numa rara entrevista, muito recente, disse ao jornal "Independent" que estava mudado. "Aprendi o que tenho de fazer, dentro e fora do campo, para ser um jogador profissional. Acho que cresci."
Uma força extra contra o Arsenal
Os adeptos do Tottenham tiveram uma reação curiosa nas redes sociais ao tomar conhecimento da transferência de Marcus Edwards para Guimarães. Percebendo de imediato que o Vitória está no mesmo grupo do Arsenal na Liga Europa, juntamente com o Eintracht Frankfurt e o Standard Liège, os adeptos dos spurs pediram golos ao extremo nos duelos com os londrinos.
A rivalidade entre o Tottenham e o Arsenal é levada muito a sério. O Vitória vai jogar em Londres no dia 24 de outubro; o segundo jogo será a 6 de novembro.
11267223