Declarações de Sérgio Conceição, treinador portista, em conferência de imprensa de antevisão ao FC Porto-Barcelona, jogo marcado para quarta-feira (20h00) e relativo à segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
FC Porto tem apresentado diferentes figurinos e dinâmicas. Ainda é uma equipa difícil de prever para os adversários? Que influência isso pode ter? "Importante é termos a humildade de perceber, e não estou de acordo com alguns treinadores, que temos de olhar apenas para a nossa equipa, mas também para o adversário. Não nos podemos esquecer que estamos a defrontar um dos melhores clubes do mundo. O plano estratégico é sempre importante. Se jogamos em 4x4x2, 4x3x3 ou 5x4x1 depende da estratégia. O importante é que cada jogador se sinta confortável com e sem bola. Nestes jogos, de Liga dos Campeões, é muito por aí, onde o nível é muito alto e há equilíbrio".
Duas equipas que recentemente defrontaram o Barcelona jogaram com uma linha cinco e o Barça joga muito em largura. Isto pode fazer com que o FC Porto mude as zonas de pressão? "Posso recuar um bocadinho a equipa, pressionar em zonas diferentes, depende da estratégia definida. Obviamente que não a vou revelar, mas pode acontecer".
Com as baixas de Pepe e Marcano, Fábio Cardoso será importante. Fez algum tipo de trabalho psicológico com ele depois da expulsão no clássico com o Benfica? "Em relação ao Fábio Cardoso, não há [trabalho psicológico]. Há um estado anímico não muito bom no momento em que é expulso, mas no dia a seguir temos de começar a preparar o próximo, não há tempo para chorar ou para se lamentar de alguma coisa que aconteceu no último jogo. Se se lamenta, é porque terá sido injusto com certeza".
Tem-se falado da qualidade do FC Porto, apesar de não ter sempre os resultados a acompanhar. Este jogo tem uma dupla importância devido a poder ser o clique para aliar a qualidade do jogos aos resultados? Uma boa vitória pode ser esse clique? "Eu quero é ganhar. Imagine que ganho sem jogar tão bem".
É um reencontro com João Félix, vão-se cumprimentar? [Não respondeu].
É melhor que o Barcelona jogue com jovens no ataque ou com elementos mais experientes? "Não posso adivinhar qual é a estratégia do Barcelona, mas todos os jogadores têm muitíssima qualidade. Temos de olhar para o Barcelona como um todo e dentro dessa organização, olhar para essas individualidades. Têm todos um grandíssimo nível".
17098892
17104962