Exposição é inaugurada na sexta-feira, na Cidade do Futebol. Mais de 100 camisolas de seleções estarão expostas
Corpo do artigo
O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto é um dos parceiros da exposição "Futebol para a Paz", organizada pela Delegação em Portugal da Academia Diplomática e que será inaugurada na sexta-feira, às 11h00 na Cidade do Futebol. Na inauguração estarão presentes embaixadores, ou seus representantes, de 80 países.
Camisolas de mais de 100 seleções estarão em exibição.
"É uma exposição que queremos que seja permanente e itinerante, e que tem como objetivo demonstrar que o futebol pode e deve ser um veículo de unidade e de amizade entre os povos e as nações do mundo. Como é que nós montamos esta exposição? Pedindo a colaboração das embaixadas, que nos forneceram as camisolas das respetivas seleções nacionais", explicou Antas de Barros, delegado em Portugal da Academia Diplomática, em declarações à Rádio Renascença.
"Vamos levar a exposição ao Porto, provavelmente numa parceria com o FC Porto. Iremos procurar ir a outras cidades: Braga, Viseu, Évora, enfim, quem estiver disponível para receber uma iniciativa deste género. É uma mensagem de paz. Queremos que as pessoas saibam interpretar este gesto. É o suficiente. No dias de hoje, devemos falar menos em guerra e mais em paz. É isso que nós queremos que as pessoas interpretem. É isso que nós pretendemos que as pessoas interiorizem. Este é o objetivo que nós temos", referiu.
"A La Liga fez a parceria com a Academia Diplomática na montagem da exposição [em Espanha]. Aqui, achei por bem fazer com a Federação Portuguesa de Futebol, porque traz uma mais-valia. Ainda por cima num ano e numa altura em que foi dado a conhecer a realização do Campeonato Mundo de futebol em 2030. Achei que a federação merecia que nós fizéssemos esta parceria e nós merecíamos também que a federação estivesse disponível para fazer esta parceria connosco", disse ainda Jorge antas de Barros.