Dragões continuam a operar mudanças na estrutura e “pescam” no Barcelona o novo responsável numa área considerada fulcral por AVB
Corpo do artigo
Paulo Araújo é o novo diretor do departamento scouting do FC Porto e assume as funções que nos últimos meses foram desempenhadas por Nélson Oliveira, que continua na estrutura como “Head of Recruitment” das equipas profissionais. O novo responsável máximo desta área, considerada determinante por André Villas-Boas, chega proveniente do Barcelona, onde esteve nas últimas três épocas a trabalhar de perto com o diretor desportivo Deco.
Após a saída de José Maia para o grupo City, foi Nélson Oliveira a assumir a transição num cargo que vai passar a ser ocupado pelo ex-responsável máximo do recrutamento do Barcelona.
Paulo Araújo anunciou há duas semanas a saída do clube catalão e para o seu lugar entrou João Amaral, ex-Rio Ave, perspetivando-se que rumasse a Inglaterra, onde já tinha trabalhado no Burnley. Houve alguns convites de clubes da Premier League, mas o FC Porto estabeleceu contactos para a sua contratação e fechou na quinta-feira o processo, que está integrado na reestruturação que André Villas-Boas prometeu ainda nos Estados Unidos e que teve como efeito mais impactante a saída de Martín Anselmi do cargo de treinador principal.
Na semana passada, conforme O JOGO escreveu, ficou também decidido que Tiago Madureira assumiu a posição de vice-presidente das operações do desporto, enquanto Jorge Costa reforçou poderes no futebol profissional, numa nova organização que vai ganhando forma e que vai continuar a ter novidades nos próximos dias.
Paulo Araújo assume no início da próxima semana o novo cargo de diretor geral de scouting, no meio de um mercado de verão que, internamente, está a ser liderado por André Villas-Boas, outra decisão tomada no âmbito das mudanças operadas em diversos departamentos do clube. No Barcelona, Paulo Araújo teve, segundo relatos da Imprensa local, uma passagem “elegante e discreta”, onde teve como principais méritos “a reestruturação na área do scouting, a implementação de um modelo de gestão moderno com processos que ofereceram aos scouts do clube ferramentas apropriadas para o ataque ao mercado”, precisou o jornal Sport, num momento sensível dos culés do ponto de vista financeiro.