Melhor marcador dos dragões reentra nas opções após cumprir dois jogos de suspensão. Sporting é adversário que já feriu em duas ocasiões
Corpo do artigo
É com o conforto de saber que terá de volta o melhor marcador esta temporada que o FC Porto abordará o jogo de domingo, com o Sporting, crucial para, pelo menos, não perder o terceiro lugar no campeonato. Depois de ter cumprido castigo contra o V. Guimarães (3-1), para a Taça de Portugal, e com o Casa Pia (2-1), para o campeonato, devido a uma atitude irrefletida que lhe valeu o cartão vermelho com o Famalicão, tudo aponta para que Evanilson reentre nas opções de Sérgio Conceição no clássico e logo com o estatuto de titular. A ausência de João Mário (lesionado) forçará o recuo de Pepê para o lado direito da defesa, pelo que a entrada do atacante nem sequer obrigará à saída de Taremi.
O regresso dá-se contra um adversário com quem o “Eva” até já foi feliz por duas ocasiões, embora em temporadas anteriores. Em 2021/22, o 30 portista empurrou a equipa para a final da Taça de Portugal faturando na primeira mão das meias-finais da prova, no Dragão, repetindo a dose em 2022/23, mas para o campeonato, em Alvalade. Curiosamente, os azuis e brancos venceram ambos os jogos, pelo que novo golo amanhã poderá ser um bom prenúncio para a equipa de Conceição.
O clássico promete despertar atenção internacional, oferecendo a Evanilson a oportunidade de tentar convencer o novo selecionador brasileiro, Dorival Júnior, a dar-lhe uma hipótese no escrete. O atacante, recorde-se, esteve pré-convocado para os mais recentes compromissos da seleção canarinha, com Inglaterra e Espanha, mas acabou preterido. Quem sabe se o jogo de amanhã não ajuda a alterar ideias.