O JOGO pediu a dois treinadores que estiveram este ano a trabalhar no Brasil para analisar o mais recente reforço do FC Porto. Conclusão: vai encaixar na perfeição na ideia de Sérgio Conceição.
Corpo do artigo
Evanilson chegou, assinou, foi apresentado e na quinta-feira treinou pela primeira vez com o plantel principal do FC Porto.
12709196
A contratação do avançado brasileiro, de 20 anos, está a gerar uma enorme expectativa no Dragão, também pela forma como os adeptos do Fluminense, o seu anterior clube, se manifestaram negativamente sobre a venda do "melhor jogador" do plantel - as palavras são de Mário Bittencourt, presidente do clube carioca.
Jesualdo Ferreira, que treinou o Santos durante parte deste ano, aprova a contratação de Evanilson e reconhece muitas qualidades ao novo jogador do FC Porto. "É um avançado potente e rápido. Ainda é um miúdo, mas ataca muito bem a profundidade. Do que tive a oportunidade de ver, parece-me ser um jogador bastante interessante. Agora falta saber como se vai adaptar", afirmou o antigo treinador do FC Porto, em declarações a O JOGO.
Jesualdo acredita que as características de Evanilson também encaixam na forma de jogar de Sérgio Conceição, pelo menos na teoria, embora defenda que o sucesso de um jovem sul-americano na Europa esteja sempre dependente da forma como se conseguir adaptar a uma nova realidade, não só na vertente desportiva, como também social. "Há sempre diferenças entre o jogo no Brasil e em Portugal, e essas dificuldades de adaptação existem sempre no início, sobretudo nos mais jovens. Mas ele é um jogador hábil, finaliza bem, e ainda tem uma excelente movimentação em campo. É muito vertical, mas também é forte nas diagonais", avaliou.
"Faz-me lembrar o Hulk no que diz respeito à capacidade de aceleração e remate"
A opinião de Jesualdo Ferreira é completada, de uma forma mais analítica e menos intuitiva, por Pedro Bouças, o português que acompanhou o treinador no Santos para ocupar o cargo de observador e analista de desempenho. "Estamos a falar de um avançado muito rápido, potente, e que tem um remate muito forte. Embora jogue numa posição diferente, faz-me lembrar o Hulk no que diz respeito à capacidade de aceleração e remate", começou por dizer. "Ele movimenta-se muito bem, seja para aparecer a finalizar, seja para receber numa zona menos central, nas costas dos laterais, tal como acontece muitas vezes com o Marega. É mais forte com espaços, mas também tem uma diagonal curta muito eficaz, que lhe permite encontrar espaços para finalizar mesmo em ataque organizado e perante defesas mais fechadas", acrescentou.
Falta saber, no entanto, se as qualidades de Evanilson podem encaixar na forma de jogar implementada por Sérgio Conceição. Pedro Bouças não tem dúvidas. "Tem tudo para funcionar bem no modelo de jogo do FC Porto. É um avançado móvel, rápido e que cai com frequência nos corredores. Não é muito forte no jogo aéreo, mas tem uma passada larga, com um perfil físico muito marcado, e todos sabemos que o Sérgio Conceição aprecia bastante jogadores com este tipo de características", explicou.