Brasileiro defronta o Tondela desafiado a lapidar uma marca significativa, a de melhor marcador do FC Porto na Taça, no século XXI. Só Jardel fez melhor nos últimos 30 anos.
Corpo do artigo
Evanilson vai terminar a época na competição em que se sentiu mais inspirado e com o desafio de lapidar um registo que já é digno de destaque: com sete golos, o avançado é o melhor marcador dos dragões na Taça de Portugal, no século XXI.
O brasileiro deixou para trás Radamel Falcao, que em 2010/11 faturou por cinco vezes na prova, e é preciso recuar até 1997/98 e a uma figura mítica do clube para encontrar um portista com números superiores.
Mário Jardel marcou dez nessa temporada, mas sete dos quais foram ao Juventude de Évora.... e em apenas 45 minutos. Como se pode ver na infografia [ver galeria acima], que reúne os melhores marcadores dos dragões na Taça, os registos destes dois brasileiros são os únicos dentro dos últimos 30 anos, sendo que a terceira marca mais recente tem 39 anos.
Fernando Gomes divide o topo da tabela com outro nome histórico, Pinga. Ambos apontaram 13 golos, mas, curiosamente, nenhum venceu a prova na época a que diz respeito o recorde.
Evanilson não só ainda tem essa oportunidade como pode completar a dobradinha e dar um pouco mais de cor a um final de época que, a nível individual, não esteve ao nível de outros períodos. Nos últimos 13 encontros (11 dos quais a titular), o brasileiro de 22 anos apontou apenas três golos, dois ao Portimonense e outro ao Vizela, mais recentemente.
Nada a que um avançado não esteja habituado e muito menos que impeça Evanilson de ser um dos melhores marcadores dos azuis e brancos esta época, com 21 golos - só Taremi fez mais, 24. Foi na prova rainha que Evanilson abriu a conta em 2021/22, com um bis ao Sintrense que chegou numa altura importante. O brasileiro estava a dar os primeiros passos na afirmação como titular e os golos no campeonato não tardariam em chegar.
De resto, nos seis jogos para a Taça de Portugal, só não marcou na receção ao Sporting, na segunda mão da meia-final.