Jesse Marsch, selecionador do Canadá, abordou a atual situação do médio nos dragões, com especial destaque para aquilo que aconteceu na última temporada, quando perdeu espaço para Alan Varela e Nico González.
Corpo do artigo
Stephen Eustáquio foi um dos principais elementos na excelente campanha que o Canadá conseguiu na Copa América 2024, que se disputou nos Estados Unidos. O médio do FC Porto foi titular até às meias-finais da competição, onde a formação canadiana perdeu com a Argentina (2-0).
Na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares, o Canadá perdeu no desempate por penáltis contra o Uruguai (3-4), depois de uma igualdade a duas bolas no fim do tempo regulamentar. Nesse encontro, o selecionador Jesse Marsch apostou num onze alternativo e Eustáquio não foi utilizado.
Ciente de que orienta um grupo de jogadores repleto de qualidade e talento, mas que, em alguns casos, os futebolistas que atuam no Velho Continente nem sempre são opções regulares nas suas respetivas equipas, Jesse Marsch falou sobre o caso concreto de Eustáquio no FC Porto, especialmente na época transata, em que o centrocampista, de 27 anos, perdeu espaço nos dragões para a dupla Alan Varela e Nico González.
"Uma das coisas que falei com o Stephen Eustáquio é que 'Ok, o FC Porto é um grande clube, mas tens de arranjar maneira de ser primeira opção em campo. Tens de jogar'. É difícil estar ao mais alto nível para a seleção nacional se não está a jogar de forma consistente no clube. Ele concordou, completamente. Ele adora estar no FC Porto, mas acho que está a avaliar o melhor para a sua carreira continuar a evoluir", começou por afirmar o técnico norte-americano, de 50 anos.
"Ele [Eustáquio] é um bom exemplo para todos os jogadores. Quero que todos estes atletas tenham sucesso na sua vida profissional, seja da perspetiva de jogador, como na vertente financeira para ajudarem as suas famílias. Contudo, se fizerem uma grande mudança para um grande clube europeu e não jogarem, isso não ajuda. Não podemos ter uma seleção com 26 jogadores em que só 13 jogam com regularidade, não é vantajoso. Mostramos que não importa onde jogam, se na Europa ou não. Se estiverem focados e comprometidos, isso não importa", completou Jesse Marsch.
Atualmente de férias, Stephen Eustáquio juntar-se-á à equipa agora orientada por Vítor Bruno nos próximos dias para iniciar a preparação para a nova temporada. O médio tem contrato com os azuis e brancos até ao verão de 2027 e a sua cláusula de rescisão está situada nos 60 milhões de euros. Em 2023/24, sob o comando de Sérgio Conceição, participou em 40 jogos do FC Porto – 24 como titular e 16 como suplente utilizado –, tendo marcado três golos e feito duas assistências.