A vontade de chegar à Europa foi manifestada pelo presidente da SAD belenense, Rui Pedro Soares, mas o facto de não ter estádio alternativo é problemático
Corpo do artigo
Mesmo que termine à frente do V. Guimarães, o Belenenses não vai representar Portugal nas competições europeias na próxima época. Apesar de a pré-inscrição ter sido feita em fevereiro, a SAD concluiu que não preenchia todos os requisitos para participar na Liga Europa e optou por travar a candidatura.
E o fator essencial foi mesmo a falta de condições do Estádio Nacional para receber jogos europeus. Ao que O JOGO apurou, o recinto do Jamor foi chumbado pela UEFA, o que levou o emblema lisboeta a retirar de imediato a inscrição, até porque não tinha local alternativo para apresentar. Caso continuasse com a candidatura e o estádio fosse chumbado novamente, os lisboetas ficariam impedidos de disputar competições europeias nos próximos três anos.
Esta decisão chega pouco antes da receção ao Sporting (este domingo) e, na antevisão desse encontro, o treinador Silas desvalorizou o assunto. "Jogamos por orgulho próprio, não só por objetivos coletivos. Os jogadores gostam de ganhar, ainda mais a equipas grandes. Este jogo não precisa de muita motivação e, se pudermos ficar em sétimo, não vamos querer ficar em oitavo. Vamos desfrutar do jogo e depois logo vamos ver se ganhamos ou perdemos", realçou Silas, considerando que a Europa "não era um objetivo primordial": "Se calhar, não pensaríamos estar à altura e em condições de poder disputar um lugar europeu."