Europa ajuda a decidir futuro: mais de metade do plantel sem contrato para a próxima época
Mais de metade do plantel não tem contrato para a próxima época e oito desses jogadores são titulares.
Corpo do artigo
Com a certeza de que um possível apuramento para a Liga Europa via quinto lugar, que depende de FC Porto ou Sporting vencerem a Taça de Portugal, será decisivo na formação do plantel da próxima temporada, o Rio Ave tem muitos casos para resolver em relação ao futuro, contando que mais de metade da equipa está em final de contrato ou terá de regressar aos clubes de origem.
Entre os jogadores que representam atualmente os vila-condenses por empréstimo, três são habituais titulares, casos do lateral-esquerdo Yuri Ribeiro (Benfica), do médio Francisco Geraldes (Sporting) e do extremo Óscar Barreto (Millonarios, Colômbia), e os outros dois, o central Marcão (Atlético Paranaense, Brasil) e o avançado Gelson Dala (Sporting), fazem parte das habituais escolhas do treinador Miguel Cardoso. Em relação aos oito atletas em final de contrato, e sendo certo que o central Marcelo já está comprometido com o Sporting e não vai continuar, o guardião Cássio, o lateral-direito Lionn, o médio Tarantini e o avançado Guedes fazem igualmente parte do núcleo duro, aos quais se juntam o guarda-redes Makaridze, o lateral-esquerdo Bruno Teles e o médio Pedro Moreira.
Em suma, num lote de 13 jogadores que não têm contrato para a próxima temporada, oito foram titulares durante grande parte desta época, um número que espelha bem a preocupação quanto ao futuro do plantel, independentemente de a equipa conseguir segurar o atual quinto lugar, que pode dar o acesso europeu.
Acrescente-se que apesar de seguros contratualmente, não é certo que o central Nélson Monte e os médios Pelé e João Novais permaneçam no clube, face ao excelente desempenho nesta temporada. Mas esse é um mal menor...