Estreias, curiosidades e conclusões no particular do FC Porto frente ao Penafiel
Marcano garantiu a terceira vitória em três jogos, desta feita contra o Penafiel e ao minuto 89. Reforços completamente integrados.
Corpo do artigo
Ao terceiro jogo, o terceiro triunfo. Mas este (1-0), contra o Penafiel, bem mais difícil do que os dois anteriores, contra Águeda (6-0) e Varzim (4-0), respetivamente.
Há algo que pode ajudar a explicar as dificuldades: Sérgio Conceição optou, desta feita, por "misturar" os jogadores e não apresentar uma clara equipa mais forte, que tem feito a diferença em ocasiões anteriores.
Pelo contrário, os penafidelenses apresentaram a equipa principal durante uma boa parte do tempo e conseguiram ser competitivos e organizados o suficiente para quase empatar o dragão. Um golo do regressado Marcano, aos 89", garantiu que a senda vitoriosa se mantém. Nesta fase os resultados são o menos importante, mas para a equipa é muito mais agradável vencer, mesmo que a feijões. Já agora, o pontapé de canto foi cobrado por Sérgio Oliveira, Madi Queta fez um desvio na área
Para Marcano, não haveria melhor forma de se "estrear" de azul e branco depois do regresso da Roma: com um golo. Já havia sido, aliás, dessa forma que se despediu, então a dar a vitória (1-0) em Guimarães na última jornada da época 2017/18, em que o FC Porto celebrou o título.
Conceição lançou-o na segunda parte e com uma série de colegas que bem conhece da primeira passagem pelo Dragão: Vaná na baliza, Danilo ao lado, Alex Telles na esquerda, Sérgio Oliveira e Bruno Costa no meio.
Além de Marcano, no jogo de ontem de manhã, que encerra a série de encontros à porta fechada no Olival, também Saravia e Luis Díaz se estrearam pelo FC Porto. O lateral-direito argentino teve direito a 45 minutos em bom plano, na fase em que o FC Porto mais atacou. Quanto ao extremo colombiano, jogou menos tempo e entrou apenas no decorrer da segunda parte.
Aboubakar já joga, mas Pepe ainda aguarda
Quanto aos dois casos clínicos que mais cuidado inspiravam no FC Porto estão em vias de ser completamente resolvidos. Ou melhor, o de Aboubakar até já ficou ontem, de forma oficial, para trás das costas. O camaronês entrou no decorrer da segunda parte do jogo, num tempo mais curto do que o dos colegas, mas não sentiu dores e evoluiu favoravelmente. Os próximos treinos e jogos são para que possa readquirir a confiança e perca o receio de efetuar todos os movimentos. Pepe ainda tem de aguardar, embora a disponibilidade para a Champions seja certa.
NOTAS
Baliza trancada e bons sinais atrás
O Águeda joga no Campeonato de Portugal, Varzim e Penafiel são de II Liga, mas não deixa de ser importante para Conceição manter a equipa sem sofrer golos, mesmo com a defesa a ser construída a conta-gotas. Ao todo são 270 minutos, com Diogo Costa, Vaná ou Mbaye na baliza e sem qualquer golo encaixado.
Nakajima à esquerda e em dose dupla
O japonês Nakajima voltou a jogar sobre a ala esquerda, repetindo a posição em que já tinha alinhado contra o Varzim. Desta feita fê-lo a dobrar: no início da primeira parte e na segunda. Parece clara a posição em que Sérgio Conceição mais o vê, neste momento da pré-época. Os próximos testes trarão mais esclarecimentos.
Corona em gestão e seis alas às ordens
Com Corona em gestão de esforço, Sérgio Conceição teve sete extremos à disposição e acabou por ter de racionar o tempo para que todos pudessem jogar. Luis Díaz, Galeno e Madi Queta foram os dois que tiveram direito a menos tempo de jogo. Otávio, Nakajima e Romário Baró foram os principais e Fernando Andrade jogou como segundo avançado.
André Pereira trata-se antes de sair
O avançado André Pereira está a caminho do V. Guimarães, mas para já faz tratamento no Olival a uma distensão muscular que contraiu contra o Águeda, primeiro rival de pré-temporada. Pepe, pelos motivos conhecidos e Mbaye, que sofreu uma contusão também não jogaram. Além de Corona, é claro.
Equipa muda-se para Lagos amanhã
O FC Porto entra hoje de folga e parte amanhã, pela hora de almoço, para o Algarve, onde inicia um estágio de 10 dias em Lagos, à semelhança do que tem sucedido nos últimos anos. Há jogos contra Fulham (dia 16), Bétis (19) e Getafe ou Portimonense (21).
11108470