De José Sá a Militão e Marega, passando pela geração que venceu a Youth League em 2019, foram vários os atletas lançados pelo treinador, que também se estreou na prova, neste papel, em 2017/18
Corpo do artigo
A palavra sonho surge normalmente associada à Liga dos Campeões e, anteontem, em Madrid, Vitinha e Pepê cumpriram o deles.
Vitinha e Pepê jogaram pela primeira vez na maior prova de clubes da Europa. Há mais três no plantel a sonhar com igual momento
O médio e o extremo saltaram do banco na segunda parte do jogo com o Atlético, no Wanda Metropolitano, e aumentaram para 34 o número de jogadores que se estrearam na maior competição de clubes da Europa pela "mão" de Sérgio Conceição.
Ainda que o aparecimento da geração que em 2019 conquistou a Youth League (Champions dos Sub-19) tenha contribuído bastante para esta distribuição de oportunidades por parte do treinador, a verdade é que elas já vêm desde a temporada de estreia no Dragão. Em 2017/18, quando também Conceição ouviu o hino da liga milionária pela primeira vez enquanto técnico, foram lançados José Sá, Sérgio Oliveira, Marega e os novatos Diogo Dalot (18 anos) e Bruno Costa (20 anos). O batismo do lateral e do médio, de resto, foi num palco emblemático (Anfield) e contra o finalista derrotado pelo Real Madrid: o Liverpool.
O FC Porto não conseguiu regressar da capital espanhola com a vitória, mas nem por isso o momento deixou de ser menos especial para Vitinha e Pepê. A reação do médio, o mais recente membro da equipa que venceu a Youth League a estrear-se na Champions - ainda há Meixedo no plantel -, surgiu através das redes sociais.
"Cumprido mais um sonho de criança, jogar nesta competição tão prestigiada. Vamos por mais", escreveu o internacional sub-21 português, que partilha a emoção com Pepê. "A sensação [de se estrear na Liga dos Campeões] é a de um sonho realizado. Desde pequeno que acompanhava esta competição, que envolve os melhores do mundo. Poder jogar com estrelas que só via na televisão ou videojogos é uma sensação incrível, referiu Pepê, em declarações efetuadas à "TNT Sports Brasil", no final do empate com os "colchoneros".
Dos elementos que compõem o atual plantel, há mais três à espera de uma oportunidade: Cláudio Ramos, Francisco Meixedo e Fábio Cardoso. Os dragões têm, pelo menos, mais cinco jogos e a estreia de algum deles ainda pode acontecer. Estás nas mãos de Sérgio Conceição.