"Estou seguro que Schjelderup vai recuperar. O Benfica ainda pode esperar grandes coisas"
Dirigente do Nordsjaelland fala da passagem inicial pela Luz como “uma lição” e vê o extremo capaz de render
Corpo do artigo
A viver um grande momento no Nordsjaelland, Andreas Schjelderup procura ganhar força para o regresso à Luz, pelo qual se diz “ansioso”. O hat-trick e a assistência diante do AGF Aarhus foram um sinal da subida de forma e Jan Laursen, diretor para o futebol do clube dinamarquês, acredita que “o Benfica ainda pode esperar grandes coisas” do extremo. Isto apesar da primeira passagem sem sucesso por Lisboa. “Por que não? Por alguma razão o compraram, pela sua qualidade. Estou seguro que ele vai recuperar [da primeira passagem]”, garante a O JOGO, explicando a sua visão: “Tem um carácter muito forte, uma boa mentalidade, trabalha muito e considero que este regresso foi uma oportunidade muito boa de ter mais minutos antes de ter uma nova chance no Benfica. Mas sabemos também que há muitos bons jogadores no Benfica. O timing também é importante, saber quando é a altura certa para um jovem ter a sua oportunidade.”
Diretor para o futebol do clube dinamarquês realça o carácter do atacante, que conta com o regresso ao emblema encarnado na próxima temporada. Empréstimo “foi bom para todos”, defende.
Frustrado pela falta de minutos na Luz e pela indefinição relativamente à sua saída no verão - “foi tudo muito estranho”, atirou quando foi cedido ao Nordsjaelland -, Schjelderup mantém ainda assim, segundo apurou O JOGO, a intenção de afirmar-se na Luz. O extremo, que custou 9 M€ ao Benfica, tem contrato até 2028 e pretende justificar a aposta e mostrar-se aos adeptos, com os quais ficou impressionado. Isto apesar de ser um jogador com mercado, pois há emblemas da Ligue 1 e da Premier League que, de acordo com o “Tipsbladet” seguem com atenção a situação do extremo. Ou seja, se o clube presidido por Rui Costa optar por não lhe dar nova oportunidade, então haverá clubes a baterem à porta da Luz. Jan Laursen reconhece que “o plano passa por ele voltar ao Benfica” e não coloca para já a hipótese de uma permanência: “Ele é jogador do Benfica e é disso que ele está à espera. Quer jogar nesse grande clube. Nós estamos apenas focados nos objetivos que temos no campeonato.”
Aposta dos encarnados para o futuro, Schjelderup somou apenas três minutos, em três jogos, de águia ao peito, tendo ficado sem espaço face à forte concorrência que enfrentava no plantel de Roger Schmidt. Jan Laursen acredita que apesar da experiência negativa o extremo pode tirar ensinamentos. “Foi uma fase de aprendizagem, foi uma lição. Para o Andreas também foi uma forma de crescimento, apesar de não ter jogado”, adianta, vendo o lado positivo da cedência, esta época, ao emblema do qual é dirigente: “Precisava de mais ritmo e isso pudemos dar-lhe. Agora está a ter a oportunidade de jogar muito, também na Europa, pois disputou jogos da Liga Conferência. Foi bom para todos, para o Andreas, para o Nordsjaelland e também para o Benfica. Agora estamos na fase final da Liga, na fase do título, e estamos a jogar contra as equipas do top-6 e isso dá-lhe mais experiência de jogos de topo. E o Benfica, claro, é uma equipa de topo.”
Stale Solbakken, selecionador da Noruega, mostrou-se agradado pela exibição ante o Aarhus e viu Schjelderup cada vez melhor. Jan Laursen concorda. “Ao fim de algum tempo voltou ao nível e qualidade que todos conhecemos. É um jogador-chave para nós. Vejo-o a melhorar. Se queres aprender e evoluir tens de trabalhar arduamente. E Andreas tem esse carácter, é ambicioso para a sua carreira. Vai continuar a crescer e a desenvolver-se, ainda é muito novo. Acredito que vai ser cada vez melhor muito também pelo seu caráter”, afirma, mostrando-se “otimista” quanto ao sucesso que jovem pode alcançar.