João Palhinha deu o salto do Sacavenense para o Sporting em 2012/13 e no início da próxima semana defronta o seu ex-clube na Taça de Portugal, que reza pela sua transferência.
Corpo do artigo
O encontro da Taça de Portugal entre o Sacavenense e o Sporting, agendado para a noite da próxima segunda-feira no estádio do Jamor, marca o reencontro de João Palhinha, precisamente no seu melhor momento da carreira, com o clube que o ajudou a formar e que leva no coração.
13042661
E a partida ganha relevo para os da "casa", pois vão conseguir um pequeno encaixe que ajuda a sobreviver em tempos de crise gerada pela pandemia de covid-19, à qual nenhum sector de atividade escapa. E a evolução do médio dá até ao Sacavenense uma perspetiva de salvação financeira, pois o clube dos arredores de Lisboa tem direito a uma percentagem de venda futura que pode ser decisiva para o seu futuro enquanto instituição que, de momento, atravessa dificuldades com as quebras de receita derivadas das restrições que representam a "nova normalidade".
"Estávamos a rezar para o João Palhinha ser vendido, mas quero é que ele seja feliz e parece-me que está a sê-lo. Teve clubes atrás dele a pagar [em 2012/13], mas preferiu sair a custo zero para o Sporting. Está feliz no Sporting. Poderá ser vendido ou não, poderá ser o futuro de Portugal a seis, não sei. Mas é um orgulho para nós. E já recebemos oito mil euros quando atingiu as oito convocatórias para a equipa B, depois 30 mil quando chegou às oito pela equipa principal, e aguardamos por 1,75% de uma transferência futura, o que para nós poderá ser muito", assumiu a O JOGO Manuel do Carmo, presidente do Sacavenense.
A viver uma situação crítica, fica a gratidão aos leões pela cedência da receita televisiva enquanto aguarda por outras receitas, como os 1,75 % de uma futura venda do médio agora indiscutível
E se a receita futura entusiasma, a que o reencontro com Palhinha na Taça vai gerar no imediato é um alívio, revelou: "A transmissão televisiva é a única receita, aparte do apoio de cinco mil euros da Federação. Pedimos ao Sporting [para cederem a sua parte] e responderam afirmativamente, o que já é uma grande ajuda. No total a receita é de 50 mil euros, mas daí saem percentagens para a Federação e a Associação de Futebol de Lisboa, que não abdicaram da sua parte, e com as despesas de jogo se der uns 25 ou 30 mil já é bom."
Na liderança do clube desde 2011/12, Manuel do Carmo está a cumprir um sonho ao, finalmente, defrontar um grande do futebol português, facto que naturalmente o deixa feliz. "É um orgulho enorme. O meu sonho era chegar À quarta eliminatória ou receber um grande, assim já está concretizado. Estamos empolgados, embora com o desgosto de não poder ser em Sacavém, pois no nosso sintético e com as medias mínimas do nosso campo poderíamos ter alguma vantagem. No Jamor será mais difícil, mas esse palco é também uma motivação extra. E não há prémio melhor que jogar contra o Sporting, estamos motivados. É o primeiro da Liga, a equipa que joga melhor futebol. Só espero que Rúben Amorim rode a equipa e tenham um mau dia. Queremos dignificar o Sacavenense com o desejo da vitória", afirmou o dirigente ao nosso jornal.
Homenagem está a ser preparada
João Palhinha assinou pelos leões no final de 2012, mas só em janeiro do ano seguinte começou a trabalhar na Academia. Antes, treinou no Benfica, que não o quis, recusou Braga, V. Guimarães e Paços de Ferreira, que tentaram a sua contratação. Foi após um jogo contra o Sporting, na formação, que Abel Ferreira ficou encantado com o potencial do médio e a contratação ganhou forma, sendo consumada depois com intervenção de Aurélio Pereira.
Cruza-se agora com o Sacavenense pela primeira vez e à sua espera aguarda-o uma homenagem. "Estamos a preparar uma pequena homenagem, uma distinção que lhe vamos entregar. Ele ficou emocionado ao ver o sorteio, é o regressar a casa, pois sobressaiu aqui e tem uma história engraçada connosco. Não posso revelar tudo para ele não saber o que é. Vamos pedir ao Sporting e à Federação para ver se a podemos fazer antes do jogo começar. Depois, espero que ele seja o melhor em campo, mas que perca", atirou Manuel do Carmo.