Estádio do FC Porto será o palco do jogo que marca a abertura da época 2019/20.
Corpo do artigo
O Estádio do Dragão, recinto do FC Porto, vai ser o palco da final da Supertaça europeia em 2020, anunciou a UEFA, na sequência da reunião do Comité Executivo.
O Estádio da Luz, reduto do Benfica, em Lisboa, era um dos dois candidatos a receber a final da Liga dos Campeões da época 2019/2020, mas foi derrotado pelo Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul.
A final da Liga Europa de 2019/2020 vai realizar-se na Arena Gdansk, na Polónia, enquanto o jogo decisivo da Liga dos Campeões feminina da mesma temporada vai disputar-se na Áustria Arena, em Viena.
O Estádio do Dragão era um dos dois finalistas para a realização da final da Liga Europa, mas acabou por ser preterido em favor da Arena Gdansk, casa do Lechia Gdansk, sendo em vez disso escolhido para receber a Supertaça pelo órgão executivo da UEFA, reunido em Kiev.
O confronto entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa de 2019/2020 - a disputar já no decurso da época 2020/2021 -, será a quinta final de uma prova europeia realizada em Portugal num único jogo.
O Sporting foi uma das poucas equipas a jogar em casa uma final europeia, no Estádio José Alvalade, em 2005, mas o clube lisboeta saiu derrotado frente ao CSKA Moscovo, por 3-1.
A última final europeia realizada em Portugal data de 2014, de novo no Estádio da Luz, entre os rivais Real Madrid e Atlético de Madrid, que os merengues venceram por 4-1, após prolongamento, conquistando dessa forma a Liga dos Campeões.
A atribuição de títulos europeus passou também por Portugal em 1983, com a final da Taça UEFA, entre o Anderlecht e o Benfica, e em 1987, com a Supertaça europeia, entre o FC Porto e o Ajax, que foram disputadas em duas mãos.