A LIPOR atribuiu o certificado Coração Verde ao FC Porto pela adoção de práticas sustentáveis no Estádio do Dragão
Corpo do artigo
O FC Porto recebeu da LIPOR, a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, o certificado Coração Verde, o mais alto reconhecimento atribuído pela associação no que diz respeito à adoção de práticas sustentáveis, pelo trabalho desenvolvido no Estádio do Dragão.
"Apresentámos dois projetos financiados pela União Europeia em que o FC Porto está envolvido. O Free Kicks, cujo principal output foi a implementação da certificação EMAS, e dois projetos-piloto inseridos no Projeto Access. Um dos pilotos é a certificação Coração Verde, que atesta as boas práticas que temos implementadas no âmbito da gestão de resíduos, tanto a nível do jogo como a nível da operação quotidiana. Um segundo projeto, que é a possibilidade de utilização de águas para reutilização na rega do estádio e tivemos também a apresentação do Pacto do Porto para o Clima, do qual já somos subscritores. Isto reflete a união entre o clube e a cidade, porque respiramos os mesmos valores e partilhamos as mesmas preocupações ambientais. O Estádio do Dragão tem sido uma referência, já somos certificados na área do ambiente desde 2007 e é algo que temos vindo a testar ao longo destes 20 anos. Somos o primeiro clube europeu a ter uma certificação EMAS, atribuída pela Comissão Europeia, e é um motivo de grande orgulho continuarmos a estar na vanguarda nestas temáticas", referiu Teresa Santos, responsável pela Sustentabilidade do FC Porto.
Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, também assinalou a entrega desta distinção: "Este é um evento muito importante. Estamos a falar do FC Porto, a grande marca da cidade que nos projeta além-fronteiras e, ao projetar os valores da sustentabilidade, deixa o município do Porto muito contente, porque é uma área onde temos feito um grande esforço para elevar a própria cidade, com todos os seus intervenientes, para outro patamar nestas áreas. O FC Porto tem feito um trabalho excecional, e só atribuímos o Coração Verde a quem segue estes princípios de sustentabilidade e a quem atinge outros patamares. Estamos aqui a celebrar esse momento, sendo que há um trabalho na matéria de resíduos por parte do FC Porto, que aumentou bastante a sua reciclagem, que contribuiu para um grande objetivo da cidade, que é passar a reciclar resíduos orgânicos. Hoje existem contentores castanhos espalhados pela cidade, para que todos possamos reciclar resíduos orgânicos, e o FC Porto tem dado o exemplo nesse âmbito."
O certificado foi entregue no anfiteatro azul e branco, na terça-feira, e estiveram presentes os vice-presidentes João Borges, do FC Porto, e Filipe Araújo, da Câmara Municipal do Porto.