FC Porto é uma das poucas equipas das sete principais ligas da Europa sem derrotas em casa em jogos para o campeonato
Corpo do artigo
Com os sete principais campeonatos da Europa já dentro do respetivo último terço, o FC Porto é uma das sete equipas que ainda goza do estatuto de invencível em casa na principal competição interna. Em Portugal mais ninguém pode regozijar-se do mesmo e, além-fronteiras, apenas Bayern Munique (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha), Ajax, PSV Eindhoven e Twente (Países Baixos) podem apresentar o mesmo no cartão de visita.
Receção ao Aves SAD é um teste à robustez de uma invencibilidade que já conheceu melhores dias. Últimos três jogos terminaram com empate e novo tropeção resultaria numa das piores séries da história.
Os últimos três resultados (empates), porém, fizeram abanar a fortaleza do Dragão, prejudicando as aspirações dos azuis e brancos em terminar a I Liga nos dois primeiros lugares e relegando-os para uma posição secundária quando se compara a média de pontos conquistados pelos ainda invictos (ver infografia). Esta sequência, que contempla os jogos com o Santa Clara, o Sporting e o V. Guimarães, é já uma das três mais longas em 131 anos de história do FC Porto. Uma realidade que parecia inimaginável para os azuis e brancos até à receção aos açorianos, depois de terem ganho todos os encontros no Dragão para o campeonato esta época até então.
8 - São as vitórias do FC Porto em outros tantos jogos contra o Aves desde a primeira vez que se defrontaram, em 1986. A mais recente foi em 2019
É num contexto em que este registo invencível não demonstra a mesma robustez de outros tempos que os portistas recebem o Aves SAD, sábado (18h00), com o objetivo de tentar evitar uma série mais negra do que a atual. Fechar quatro jornadas sem vencer em casa só encontraria paralelo nas temporadas de 1969/70 e 2004/05. Na primeira, durante o período de seca de títulos do clube na liga, os dragões fecharam a prova com três derrotas (Benfica, Sporting e V. Setúbal) e um empate (Barreirense). Na segunda, já no século XXI, que até se prolongaria por cinco desafios, somaram desaires com Nacional e Braga e empates com Rio Ave, Benfica e V. Guimarães.
Historicamente, a receção ao Aves tem sido amplamente favorável ao FC Porto. Em oito jogos entre 1986 e 2019, os azuis e brancos venceram sempre, marcaram 25 golos no total e sofreram apenas um. Números que alimentam a esperança dos adeptos em afogar as mágoas do tropeção em Braga e de Martín Anselmi em ganhar pela primeira vez no estádio do Dragão.