
LESZEK SZYMANSKI/EPA
Rui Águas considera que não será fácil digerir no Sporting um novo desaire, agora frente ao Benfica.
Rui Águas considera que uma eventual derrota do Sporting frente ao Benfica no dérbi deste domingo, referente à 13ª jornada da I Liga de futebol, poderá gerar contestação ao treinador dos leões, Jorge Jesus. Em entrevista à Lusa, o antigo avançado do Benfica acentua o peso psicológico da eliminação surpreendente do clube de Alvalade das provas europeias.
"Esta participação europeia é realmente um fracasso, com uma eliminação mais do que inesperada. Se a juntarmos a um fracasso com um rival, e que iria repor a diferença pontual anterior entre os dois, é uma digestão problemática", considera.
Para Rui Águas, esta "não foi uma jornada feliz" para as duas equipas de Lisboa, depois das derrotas do Benfica com o Nápoles (2-1) e do Sporting com o Légia Varsóvia (1-0). "O Sporting é o mais penalizado, porque acabou fora da Europa e joga fora de casa. Juntando essas realidades à vantagem do Benfica, o Sporting está numa posição menos privilegiada", acrescenta.
Por força deste contexto, Rui Águas não hesita em apontar um "ligeiro favoritismo" ao Benfica para o desafio com os eternos rivais: "Pela jornada europeia, pela situação pontual e por uma maior regularidade exibicional e pontual, mas é um jogo que se ganha ou perde por pouca coisa."
Numa análise ao frente-a-frente das duas equipas na temporada transata, em que o Sporting se impôs em três dos quatro embates, o antigo futebolista reconhece que esse domínio parece agora mais improvável. "Nesta altura o Benfica é uma equipa mais sólida, por isso tem pontuado mais e não é previsível que isso aconteça. Não me parece provável que aconteça o mesmo", reforça.
Rui Águas pronuncia-se ainda sobre as alterações de Rui Vitória na posição de ponta de lança do Benfica para assumir neste dérbi a sua opção pelo mexicano Jiménez em detrimento do grego Mitroglou. "Jiménez é muito irregular em termos de posicionamento, causa incómodo ao adversário mas também à própria equipa. Se não tivesse acontecido este golo ao Nápoles, escolheria Mitroglou. Mas, neste caso, aproveitaria o momento de Jiménez", resume.
Os encarnados lideram a I Liga, com 29 pontos em 12 jornadas, enquanto os leões ocupam o segundo posto, com 27.
O dérbi entre Benfica e Sporting, a contar para a 13ª jornada da I Liga, está agendado para este domingo, às 18h00, no Estádio da Luz, e vai ser dirigido pelo árbitro Jorge Sousa (Associação de Futebol do Porto).
