Renovação está praticamente acertada e poderá ser assinada até ao final do mês. O meio-campo é nesta altura um sector deficitário com Sérgio Oliveira lesionado e Uribe sob alçada disciplinar
Corpo do artigo
Com a aposta em Diogo Costa, Romário Baró e Fábio Silva já bem consolidada, há outros jogadores na formação portista que estão na linha da frente para oportunidades futuras.
O médio da equipa B Vítor Ferreira, de 19 anos, será a próxima aposta de Conceição, devendo ser chamado em breve à primeira equipa, onde já esteve em outubro, na última paragem competitiva para os jogos das seleções.
O FC Porto apresenta-se limitado de médios nesta fase, com Sérgio Oliveira lesionado e Matheus Uribe em causa após o episódio da festa noturna que deu exclusão da última convocatória. O melhor marcador da equipa B está agora na Seleção de sub-21 e só pode ser chamado a ajudar no regresso. Não é certo que a promoção seja tão breve como isso, mas Sérgio Conceição, sabe O JOGO, já definiu que lhe vai dar oportunidade de o ter por perto de forma mais regular nos próximos tempos. No fundo, Vítor é uma espécie de reforço interno para uma equipa que não poderá fazer grandes investimentos mesmo quando o mercado reabrir, em janeiro.
11504493
Em primeira instância, especialmente entre o final da última temporada e o início da atual, Fábio Vieira era o médio que tinha prevista a inclusão na equipa principal. A convocatória para o Europeu de sub-19 roubou-lhe a pré-época e adiou o momento. Sérgio Conceição também o observou "a posteriori", mas está nesta altura mais convencido com Vítor Ferreira. E isto porque acredita que o jogador, capitão em praticamente todos os escalões do FC Porto, que representa desde os sub-12, está mais preparado do ponto de vista tático e ao nível da intensidade que a I Liga requer, embora reconheça qualidades técnicas acima da média a Fábio Vieira. Além do mais, Vítor Ferreira é uma espécie de 6/8, com maior facilidade para jogar num esquema com dois médios; Fábio requer um meio-campo mais largo para conseguir explanar a qualidade sem tantas tarefas defensivas.
Vitinha, como também é conhecido, já sabe que o treinador da equipa principal é um admirador das suas qualidades e que a breve prazo subirá à equipa principal. O projeto desportivo imediato do FC Porto para o jogador tem sido clarificado e vai agilizar a renovação, negociada há muito tempo e que ainda este mês deve ser assinada. O jogador só pensa em continuar nos dragões e em subir à primeira equipa, a Gestifute de Jorge Mendes também acredita que isso é o melhor para o atleta e da comunhão de todas as partes vão então ser concluídas as negociações.
O filho de Vítor Manuel, médio e capitão do Aves nos anos 90 e no início deste século, com passagens ainda por Belenenses, Campomaiorense, Farense e Varzim, vai assinar um vínculo de longa duração e com cláusula de rescisão mais ajustada ao potencial que lhe reconhecem.
11503889
Jogador-revelação no Torneio de Toulon
bbb Membro da talentosa geração de 2000, que já forneceu Romário Baró à equipa principal do FC Porto, Vítor Ferreira chegou aos 11 anos ao FC Porto, depois de se destacar nos sub-10 e sub-11 do Póvoa de Lanhoso, e teve a sua época de glória em 2018/19. O médio venceu o campeonato sub-19 e a Youth League pelos dragões, foi vice-campeão europeu com a Seleção Nacional daquele escalão e viu as suas exibições no Torneio de Toulon serem recompensadas com o prémio de jogador-revelação". Capaz de desempenhar as três funções do meio-campo (médio-defensivo, de transição e ofensivo), Vitinha, como também é conhecido nos azuis e brancos, apresenta uma curiosa aptidão para marcar golos aos principais rivais dos dragões, uma vez que os quatro que apontou na última temporada surgiram contra Benfica (dois), Sporting (um) e Braga (um). Na atual, já leva cinco remates certeiros na II Liga, frente a Estoril, Nacional, Académico de Viseu (dois) e Leixões, respetivamente, e mais um na Youth League, contra os letónios do Liepaja. Por força deste rendimento, Rui Jorge já o estreou nos sub-21, que nos próximos dias defrontam Eslovénia e Noruega.