João Afonso está em final de contrato, mas não há planos para a renovação. Luís Castro travou a saída para o Chaves em janeiro.
Corpo do artigo
Está a chegar ao fim a ligação de cinco anos entre João Afonso e o Vitória. O contrato do defesa-central termina em junho e o clube não mostrou até agora interesse na renovação, sinal evidente da quebra de compromisso entre as partes a partir do dia 30 de junho.
O próprio jogador já conhece a intenção do Vitória, tanto assim que, segundo O JOGO sabe, há vários clubes atentos à situação e que pretendem contratá-lo, naquilo que se enquadra numa espécie de leilão.
Sem contar com os atletas emprestados por outros clubes (Dodô, Osorio, Pêpê e Mattheus Oliveira), o Vitória iniciou 2018/19 com três jogadores na última época de contrato: Douglas, João Afonso e Tozé. Ora, o guarda-redes já tem um novo compromisso, válido até junho de 2020, e o médio continua em conversações com a SAD para o prolongamento do contrato, se bem que, até agora, sem um desfecho positivo. Quanto ao defesa-central, o facto de, a partir da quinta jornada, Luís Castro ter apostado claramente noutros nomes deixou a descoberto a falta de interesse na continuidade do jogador. No entanto, mesmo tendo Pedro Henrique (26 jogos) e Osorio (21 jogos) como protagonistas e Frederico Venâncio (oito jogos) como ator secundário, o treinador não quis ficar sem João Afonso; no mercado de janeiro, o Chaves foi um dos clubes que mais força fizeram para contratar o central de 28 anos, mas Luís Castro impediu a saída, em parte pela importância do defesa no balneário, já que é um dos subcapitães. Também o Feirense e o Boavista quiseram João Afonso e levaram a mesma resposta.
A cerca de três meses do fim da ligação ao Vitória, o jogador já tem via aberta para se comprometer com outro clube, se bem que não pretenda fazê-lo já, por respeito ao emblema que enverga. O central vai analisar mais tarde as propostas e só depois irá decidir.
Contratado ao Benfica e Castelo Branco na época 2014/15, João Afonso soma 68 jogos com a camisola do Vitória, seis deles realizados esta temporada.