Francês colocou-se atrás de Banza e de Gyokeres e já entrou para a história do Vizela
Corpo do artigo
Essende é o melhor marcador da história do Vizela na I Liga. O golo obtido frente ao Sporting, na última jornada, permitiu ao ponta de lança atingir a marca dos nove golos no campeonato português e, assim, deixar para trás Pita, Schettine e Osmajic, que em 1984/85, 2021/22 e 2022/23 somaram oito golos cada no escalão principal. Importa referir, porém, que o francês conseguiu este registo em apenas 18 jornadas, enquanto o cabo-verdiano e o brasileiro dispuseram de 28 jogos e o montenegrino de 31 para inscreverem os nomes na memória dos vizelenses.
O avançado, emprestado pelo Caen, da II Liga francesa, mas com opção de compra dos minhotos, integra o lote dos terceiros goleadores da I Liga, logo atrás de Banza, do Braga, com 14 golos, e de Gyokeres, do Sporting, com 13. Os golos de Essende frente a clubes de maior dimensão aconteceram com o Sporting, fora e em casa, e o Braga, em Vizela.
O atacante é um dos titularíssimos da equipa agora liderada pelo técnico Rubén de la Barrera, ainda que não seja totalista, pois foi substituído na fase final de alguns jogos.
Entretanto, o médio Samu, substituído frente ao Sporting devido a queixas físicas, já sente poucas dores e por isso não fez mais nenhum exame complementar. Segunda-feira, ainda assim, vai ser novamente avaliado.