Técnico orienta esta segunda-feira primeiros treinos na Academia.
Corpo do artigo
Duas semanas após ter promovido, de forma pioneira na I Liga, o regresso aos treinos na sua academia, ainda que de forma isolada, e dois dias após o cessar do estado de emergência decretado pelo Governo, consequência da covid-19, eis que o Sporting dá um passo cheio de confiança rumo à plenitude.
Tal como O JOGO adiantou em primeira mão no seu site, esta segunda-feira cumpre-se o regresso de Rúben Amorim a Alcochete, consequência de uma segunda ronda de testes ao novo coronavírus, que, como o Sporting explicou ao final da tarde de ontem, confirmou a ausência de infetados entre jogadores, equipa técnica e restante staff de apoio.
Atenção, as restrições continuam, os verdes e brancos pugnam pela segurança dos seus, mas este é definitivamente um passo adiante na preparação para as 10 jornadas que faltam do campeonato, cuja retoma está marcada para o final deste mês: o técnico, que até então estava a trabalhar de casa, vai orientar sessões de trabalho por sectores e utilizando quatro campos da Academia, tendo o Sporting definido regras rígidas para que nada falhe - e que pode conferir, ao detalhe, na coluna à direita, anexa a esta peça.
O dia começa bem cedo, e às 10h00 já os futebolistas estarão a exercitar-se, depois de passarem por um posto de controlo montado na caixa-forte, com medição da temperatura e um questionário de saúde, protocolo seguido diariamente. Perante a impossibilidade de se utilizarem os balneários, todos se vão equipar em quartos individuais, que voltarão a ser utilizados no final das sessões, para higiene pessoal e obrigatória.
Distâncias e máscaras
Evitando os aglomerados com a chegada faseada dos elementos estritamente necessários aos trabalhos - não será permitia a presença de qualquer pessoa não autorizada -, a estrutura reorganizou os espaços, a começar pelo ginásios (treinos por turnos) e a acabar na sala de refeições, sendo também pedido ao pessoal de apoio que trabalhe exclusivamente nos seus gabinetes, respeitando as normas e utilizando máscaras. No final de cada dia, também todas estas zonas serão desinfetadas por uma equipa especializada; o Sporting volta, mas não se desvia um milímetro para o risco ser zero.
De manhã e até sábado
Ao que o nosso jornal apurou, o Sporting vai assim cumprir uma semana de trabalho físico, mas já com enorme vertente tática, sob o comando de Rúben Amorim, começando hoje e terminando o ciclo no sábado, tendo apenas uma folga, na quarta-feira. Os trabalhos, e tal como também confirmaram os verdes e brancos, resumem-se apenas ao período matutino, complementando os futebolistas, dentro das possibilidade de cada um, os treinos nas suas residências. Vários têm mostrado isso mesmo nas redes sociais, com sessões no jardim onde a musculatura é reforçada, algumas vezes com auxílio de personal trainer.
Intensidade foi aperitivo
Noutra informação veiculada pelo nosso jornal, os treinos intensos, condensados em 40 minutos mas a lembrar as pré-temporadas, a que os jogadores foram sujeitos nas últimas duas semanas (primeiro em grupos de dois por campo, depois em grupos de quatro), foram um "aperitivo" pensado pela Unidade de Performance, que estabeleceu um plano de recuperação dos parâmetros físicos dos atletas, para uma melhor adaptação ao alargamento, algo que acontece precisamente nesta fase. É, agora, altura de reforçar posicionamentos, situações de jogo e é aí que entram as capacidades de Amorim, que prometeu à chegada continuar a ser fiel à sua ideia de jogo, tendo como base o 3x4x3 com três centrais de raiz, tal como já utilizava no Braga, a quem o Sporting o contratou, prometendo o pagamento de 10 milhões de euros.
Recorde-se que a 25.ª jornada da I Liga trará, para os verdes e brancos, um embate com o Vitória de Guimarães na condição de visitante. Os leões ocupam o 4.º lugar do campeonato, com 42 pontos.