Fernando Gomes, presidente da FPF, deixou uma mensagem de condolência pela morte do antigo treinador do Benfica, aos 76 anos
Corpo do artigo
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reagiu esta segunda-feira à morte de Sven-Goran Eriksson com uma mensagem de condolências pelo antigo treinador do Benfica, que faleceu aos 76 anos, vítima de cancro.
“Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, um treinador profundamente marcante para o futebol português. A sua recente passagem pelo nosso país, onde foi homenageado pelo clube que por duas vezes representou em Portugal, o Benfica, confirmou o reconhecimento e admiração que toda a família do futebol português teve por ele. À frente do seu tempo, Eriksson destacou-se no Gotemburgo antes de servir o Benfica com o sucesso que todos sabemos. Além das suas qualidades e competência como treinador, Eriksson foi sempre uma pessoa amável, amiga e grata. O futebol português também está grato a um verdadeiro cavalheiro do futebol. Despediu-se da vida com a grandeza com que sempre marcou a sua postura. À sua família e amigos e ao SL Benfica, dirijo os meus sentidos pêsames”, pode ler-se.
Recorde-se que Eriksson, há cerca de uma semana, mostrou-se conformado com a sua situação clínica, "despedindo-se": "A vida também se trata da morte, tens de aprender a aceitá-la. Com sorte, no final talvez as pessoas digam: 'Sim, ele era um homem bom'. Mas nem todos dirão isso. Tive uma vida boa. Não se arrependam. Sorriam. Obrigado por tudo, treinadores, jogadores e público. Foi fantástico. Cuidem-se e cuidem da vossa vida. E vivam-na. Adeus", afirmou, revelando que quer descansar nas "tranquilas águas" da sua terra natal.
Sven-Goran Eriksson, que treinou o Benfica em duas passagens distintas (entre 1982 e 1984 e de 1989 a 1992), conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça ao serviço das águias.
Passou ainda por clubes como a Roma, Fiorentina, Sampdória, Lázio (onde venceu a Serie A em 2000), Manchester City e Leicester, entre outros, tendo treinado também as seleções de Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas.