"Era desconfiado, digerir uma vitória era mais difícil do que gerir uma derrota"
Declarações de Pepe, central do FC Porto, em jeito de conselho para os mais jovens.
Corpo do artigo
Pepe sente-se um jogador realizado. Com um vasto currículo, o central do FC Porto ainda brilha a grande altura aos 38 anos, com destaque para a Champions, e é um exemplo a seguir pelos mais jovens. Em entrevista à TNT Sports, o defesa deixou alguns conselhos a quem, por exemplo, sonha com os palcos da Champions.
"Para esses jogadores, digo lutem pelo seu sonho. Não é fácil, apesar de que hoje em dia, com redes sociais e muita gente envolvida no futebol, dizem que é fácil. Não é! É preciso muita dedicação, sofrimento, pois temos de deixar as pessoas que gostamos para ir em busca do nosso sonho, eu hoje sinto-me realizado por ter ganho e competir nesta prova (Champions). É uma competição onde estão os maiores jogadores, onde estão as maiores equipas, campeãs nos seus países. É bom participar numa competição dessas, porque dá visibilidade, não no meu caso, porque tenho 38 anos, mas a um jovem. Quando se faz aquilo de que se gosta, com paixão e amor, a tendência é as coisas correrem bem. Não se pode esperar que nada venha fácil", afirmou.
"Sempre fui uma pessoa com os pés no chão, mesmo quando estava no Real Madrid e fazia grandes jogos. Era desconfiado, para mim digerir uma vitória era mais difícil do que gerir uma derrota, porque uma vitória leva-te a relaxar e a derrota leva-te a superar-te. Mas esses jovens têm de desconfiar sempre e é preciso ter os pés sempre no chão, porque isto passa muito rápido. Lembro-me quando jogava no Brasil, na rua, o prazer que tinha, e hoje sinto o mesmo prazer, a jogar na relva, com umas chuteiras. Não tenho de mudar o meu prazer, tenho condições ótimas agora. E isso fez com que fosse superando todas as dificuldades que surgiram. Olho para trás e vejo que a minha carreira foi muito bem sucedida", rematou.