Comandados de Artur Jorge estão em vias de bater vários registos da história do clube, nomeadamente de pontos, vitórias e golos
Corpo do artigo
Numa altura em que está apenas a uma vitória de garantir o apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, podendo até depois pensar na entrada direta na fase de grupos, o Braga de Artur Jorge está a caminho de bater vários recordes da história do clube. Alguns até já foram alcançados, como o número de vitórias em todas as competições. O triunfo contra o Santa Clara foi o 34.º na presente época, superando os 33 conseguidos em 2017/18 e em 2019/20, o anterior máximo. Se nos cingirmos ao campeonato, o conjunto minhoto soma 24 vitórias, tendo já igualado a época 2017/18, sob o comando de Abel Ferreira.
Equipa de Artur Jorge chegou aos 103 golos esta temporada e está a três de obter um novo máximo na história do clube minhoto
O recorde de pontos do clube também tem sérias possibilidades de ser batido, tendo em conta que o Braga ainda tem de jogar contra o Boavista, no Bessa, e diante do Paços de Ferreira, na Pedreira. Atualmente com 74 pontos, está apenas a um de igualar o melhor registo de sempre, alcançado em 2017/18.
Em matéria de golos, o jogo contra o Santa Clara, o 50.º em todas as provas na presente temporada, também permitiu uma aproximação ao recorde do clube. A equipa arsenalista chegou aos 103 golos, muito perto do máximo de 105 obtido pela equipa treinada por Rúben Amorim, em 2019/20. Certo é que o Braga de Artur Jorge ainda tem mais três jogos pela frente, dois para o campeonato e a final da Taça de Portugal, pelo que está em vias de conseguir um novo registo histórico de finalizações.
Atualmente em terceiro lugar no campeonato e às portas da Liga dos Campeões, e com a final da Taça de Portugal marcada para o dia 4 de junho, o Braga pode fazer de 2022/23 uma temporada banhada a ouro.
A título de curiosidade, refira-se que Banza foi o autor do primeiro desta longa série de 103 golos, contra o Sporting, na primeira jornada do campeonato, pertencendo a Niakaté, diante do Santa Clara, o centésimo. Ricardo Horta (16 golos), Vitinha e Banza (ambos com 13), Abel Ruiz (12) e Iuri Medeiros (10) figuram na lista dos principais marcadores da equipa.
O recorde de pontos do Braga na I Liga está nos 75, alcançado em 2017/18 sob o comando de Abel Ferreira. A equipa de Artur Jorge soma 74 e ainda tem mais dois jogos por disputar
Vitinha está ainda associado a outro recorde, o da transferência mais cara da história dos minhotos. Os 32 milhões de euros pagos pelo Marselha superaram os 31 milhões que o Barcelona bateu por Trincão, em 2020.
Mesmo não se tratando de um recorde ou um feito inédito, o Braga pode ainda abrilhantar a época com a conquista da Taça, que seria a quarta do clube.
16364382
16363946