Marcel Keizer já fez uma pequena antevisão da final da Taça de Portugal, que Sporting e FC Porto disputam no sábado
Corpo do artigo
Marcel Keizer, tal como Sérgio Conceição, respondeu a algumas questões colocadas pela Federação Portuguesa de Futebol a propósito da final do Jamor.
Final da Taça traça linha entre uma época de sucesso ou insucesso? "É difícil dizer. Quando se está na final só se pensa em ganhar e é o que estamos a fazer, já ganhámos uma taça mas esta é mais importante para nós. Vamos fazer tudo o que pudermos para vencer esta final e depois disso poderei dizer se foi ou não uma época de sucesso."
Duelos anteriores foram úteis? "Já sabemos que eles têm uma equipa muito forte fisicamente mas também com jogadores de muita qualidade, temos de estar ao nosso melhor nível e com confiança de que somos capazes de vencer. É um jogo único, as duas equipas vão lutar, sabendo que têm de estar no máximo e estar num dia bom."
O desgaste físico e emocional de uma temporada longa vai pesar? "Para muitos jogadores este não será o último jogo da época, porque têm compromissos com as seleções. Mas gosto que o último jogo da época em Portugal seja a final da Taça. Primeiro define-se a Liga, depois a Taça, isso é muito motivador. Claro que há o calor, mas a motivação vai estar lá em cima para as duas equipas."
10926825
Afirmação de identidade ou ajustes estratégicos? "É uma boa pergunta. Os princípios da nossa equipa estão sempre lá. Eles sabem o que têm de fazer, a rapidez com que têm de pressionar ou recuar, em que espaços queremos jogar. Com diferentes adversários, os aspetos práticos ajustam-se aos princípios da equipa e estamos prontos para jogar."
Final no Jamor tem significado? "É um dos maiores jogos do futebol português e estou feliz por poder estar lá com a equipa, mas tudo se resume a uma coisa: ganhar. Neste tipo de jogos é bom que os adeptos tenham todo o dia para festejar. Mas para jogadores e treinadores o mais importante é prepararmo-nos o melhor possível. É bom ver a multidão quando o autocarro chega, mas o nosso foco está no jogo."