Enzo sobre o pai Zidane: "Se não puder fazer a mil por cento, prefere não fazer"
ENTREVISTA (parte 2) - O filho do treinador do Real Madrid, na sua primeira entrevista enquanto reforço do Aves, falou das características do pai, da experiência no balneário dos merengues e de Cristiano Ronaldo.
Corpo do artigo
Os 13 anos passados no Real Madrid culminaram com um único jogo feito pela equipa principal, no qual Enzo Zidane foi lançado pelo pai e... marcou. Saída de Zinédine dos merengues deveu-se ao "cansaço"
"O facto de Cristiano Ronaldo ter cinco Bolas de Ouro já nos diz tudo sobre ele. É o melhor do mundo"
O que lhe disse Zinédine Zidane antes e depois daquele jogo contra o Cultural Leonesa?
- Antes disse-me para me divertir e desfrutar, e depois estava muito contente, como um pai fica com o filho.
Quando marcou aquele golo no dia em que se estava a estrear pela equipa principal, o que pensou?
- Senti muita felicidade. Foi o melhor momento da minha carreira.
Sentiu demasiada pressão nos tempos que se seguiram?
- Não. Era este o meu caminho de vida, tive oportunidades noutras equipas, aprendi e cresci muito, só que nem sempre é fácil.
A carreira podia ter tido outro desenvolvimento depois desse golo?
- Estou orgulhoso da minha carreira, de como tudo aconteceu. Não mudaria nada.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/07/oj_enzo_sobre_cristiano_zidane_e_real_madrid_20190718123026/hls/video.m3u8
Chegou a partilhar o balneário com craques como Cristiano Ronaldo...
- O Ronaldo é o melhor do mundo, mas toda a equipa era espetacular e muito unida. Aprendia muitíssimo todos os dias. Dava-me muito bem com todos os jogadores, mas estava mais próximo dos jovens, como o Marcos Llorente.
Ronaldo faz falta ao Real Madrid?
- O facto de o Cristiano ter cinco Bolas de Ouro já nos diz tudo sobre ele. No entanto, o Real Madrid é uma entidade que vai estar sempre lá, com qualquer jogador.
O Real Madrid não ganhou nada depois da saída do CR7 e do seu pai...
- Quanto ao Ronaldo, não sou ninguém para falar do que se passou. O jogador decidiu sair, chegou a acordo com o clube e há que respeitar. Relativamente ao meu pai, ele necessitava de descansar. Naquele nível, o dia a dia é muito duro e a pressão enorme. Eram três anos com aqueles jogadores e ele leva as coisas a mil por cento. É um grande trabalhador, que sabe que se não puder fazer as coisas a mil por cento, então prefere não fazê-las a fazê-las mal. Depois teve a oportunidade de voltar e, se voltou, é porque se sente com capacidade para dar tudo.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/07/oj_enzo_e_partilhar_balneario_c_cr7_e_ser_treinado_pelo_pai_20190718123929/hls/video.m3u8
Acabou de dizer que o seu pai faz as coisas a mil por cento. Essa concentração é transposta para o ambiente familiar?
- Sim, todo o dia pensa no trabalho, mas também tem os momentos com a família, que são muito importantes. Porém, o ritmo no Real é louco, já que jogam praticamente de três em três dias.
Orgulhoso madrileno com o tri na Europa
Entre 2015 e 2017, a Liga dos Campeões foi toda de um Real Madrid treinado por Zinédine Zidane. "Como madrileno, estou orgulhoso de ter visto aquela equipa fazer um percurso histórico, que dificilmente se repetirá. Além disso, o meu pai era o treinador e, claro, sou um filho orgulhoso", confessou Enzo.
"No Real, o Marcelo estava sempre a brincar..."
Sair de casa foi decisão que "custou"
A casa futebolística de Enzo Zidane foi sempre o Real Madrid e, por isso, a saída também doeu no seio familiar. "É sempre difícil sair de casa. Nós somos uma família muito unida, estive sempre muito próximo dos meus irmãos e dos meus pais, mas foi algo que me fez crescer."
Marcelo animava balneário merengue
"Todos" os balneários por onde Enzo passou eram "alegres". Mas houve um jogador que ficou na memória. "No Real, o Marcelo estava sempre a brincar..."
11125021
Desejos de sucesso para o madridismo
A época passada foi para esquecer para o Real Madrid. Zidane voltou ao cargo de treinador para juntar os cacos de uma equipa feita em retalhos e Enzo crê que 2019/20 trará de volta troféus. "Estou seguro de que será uma boa temporada para o Real Madrid."
Beunardeau e Afonso ajudam a integrar
Enzo Zidane está a partilhar o quarto com o guarda-redes Beunardeau no estágio do Aves. O facto de o guardião e de Afonso Figueiredo falarem francês ajuda na integração, mas o espanhol também conta. "Os jogadores entendem-se e eu também tento perceber português."
Jogador ciente do percurso de Inácio
"Sei que o míster foi campeão como jogador e treinador", anotou Enzo.