Argentino, que está já sob a alçada disciplinar das águias, tem tudo acertado com o Chelsea, mas Rui Costa rejeitou os termos inicialmente propostos pelos blues. Próximas horas serão decisivas.
Corpo do artigo
O novo ano arrancou para os lados da Luz com uma novela argentina, um paciente inglês e 120 milhões de razões para deixar o Benfica no meio de um furacão mediático com consequências imprevisíveis. Enzo Fernández, o grande motor das águias desde o início da época, quer ingressar no Chelsea e está a forçar o presidente Rui Costa a aceitar o negócio proposto pelos blues.
Médio faltou aos treinos e a SAD fez-lhe um ultimato. Adeptos não o querem ver mais em campo
A forma escolhida pelo médio de 21 anos e pelo seu empresário, Uriel Pérez, passou pela falta de comparência aos primeiros treinos do plantel orientado por Roger Schmidt depois da dupla folga concedida pelo técnico alemão para que os jogadores pudessem festejar o fim de ano junto das suas famílias em destinos autorizados e não muito distantes do Seixal.
Ataque: Rui Costa exige que o jogador se apresente em Lisboa imediatamente
Enzo Fernández contrariou o regulamento interno das águias e as diretivas do seu treinador, tendo viajado para a Argentina logo após a derrota em Braga, dia 30, sabendo que tinha de se apresentar em Lisboa na manhã de ontem. Tendo em conta a distância, e mesmo optando por um voo privado, seria praticamente impossível o médio conseguir cumprir o calendário encarnado. Aliás, como O JOGO noticiou na segunda-feira na edição online, o argentino faltou ao treino da manhã, mas também ao da tarde, o que deixou os responsáveis encarnados furiosos.
Redes: empresário publicou fotos do médio durante a passagem de ano... na Argentina
Aliás, Enzo Fernández não só faltou ao trabalho como, em paralelo, teve fotografias suas publicadas na conta de Instagram do seu empresário, a mostrar um grupo de pessoas a festejar à mesa a mudança de ano, estando Enzo e a sua mulher entre os convivas. Isto já depois de o próprio futebolista ter publicado fotos com a esposa e a sua filha a festejar a meia-noite no fuso horário argentino. De imediato, a conta do seu empresário foi "atacada" por adeptos benfiquistas que manifestaram a sua revolta pela atitude do jogador, apontando a "falta de respeito pelo Benfica", que "nenhum jogador está acima do clube" e muitos com o nome alterado de propósito para "€nzo".
Formato do negócio não agrada a Rui Costa
O Benfica já apresentou um ultimato ao jogador, exigindo a sua comparência imediata em Lisboa, sendo certo que, seja qual for o desfecho da eventual transferência, Enzo terá de responder a um processo disciplinar que visa a definição das medidas a aplicar e que habitualmente passam pela aplicação de uma pesada multa.
O Benfica continua a exigir um encaixe de 120 milhões de euros, equivalente ao que está definido na cláusula de rescisão do médio argentino.
Em paralelo, continua em cima da mesa o cenário de venda ao Chelsea, emblema que se mostrou disponível a superar os 120 milhões definidos como cláusula de rescisão no contrato do médio. Porém, e por causa do fair-play financeiro, os blues não podem suportar um único pagamento, pretendendo fatiar o pagamento por vários exercícios financeiros, algo que o presidente dos encarnados não quis aceitar e que potenciou a reação de Enzo Fernández. Perante este cenário, Rui Costa vê-se encostado à parede, pressionado pelo valor elevadíssimo da transferência, mas também do exemplo que terá de dar ao plantel.
Médio já não quer jogar frente ao Portimonense
Enzo Fernández já não queria ter atuado em Braga, tendo realizado uma das piores exibições de águia ao peito, tendo sido convencido pelos responsáveis encarnados a jogar. Porém, não está nos seus planos subir ao relvado da Luz para defrontar o Portimonense, na sexta-feira, confiando que as próximas horas serão decisivas para a definição do seu futuro.
15589219
Neste caso, estará em sintonia com os adeptos, tanto aqueles mais anónimos como os que têm reconhecimento público. Nas redes sociais, inúmeras foram as mensagens a "afastar" Enzo do Benfica, o mesmo acontecendo com três de quatro personalidades contactadas pelo nosso jornal. Os ex-jogadores do Benfica e atuais treinadores Álvaro Magalhães e João Manuel Pinto, tal como o antigo dirigente Gaspar Ramos, defendem que não deveria ser lançado por Schmidt ante os algarvios e só o antigo vice-presidente José Manuel Capristano apenas assinaria por baixo da aplicação de uma multa.
Ainda antes de chegar já falava do "trampolim"
Enzo Fernández despediu-se da Argentina a 11 de julho, dia em que viajou para Lisboa, onde o esperava um contrato de cinco anos com o emblema da águia. À partida, em pleno aeroporto, o médio já se via noutros... voos.
"Quando o Benfica me contactou, já sabia que me iam abrir uma grande porta para a Europa, para servir de trampolim e para crescer num clube ainda maior", afirmou o agora internacional argentino, que ostenta o título de melhor jovem do último Mundial.
15589323