O médio que tem brilhado no Benfica e, agora, na seleção, quer ficar na Luz até final da época.
Corpo do artigo
Apesar do crescente protagonismo que Enzo Fernández tem conseguido atingir desde que chegou ao Benfica, o qual tem colocado o médio cada vez em melhor posição nas listas de potenciais contratações dos clubes de maior envergadura financeira da Europa, tanto os encarnados como o camisola 13 estão de acordo num ponto: a ligação entre ambos é para manter firme até final da época.
Sabe O JOGO que a SAD liderada por Rui Costa tem a convicção de que, mesmo surgindo ataques pelo médio na reabertura do mercado, em janeiro, Enzo Fernández é um ativo para segurar. E também o agora internacional argentino está totalmente focado em permanecer na Luz para lá dessa janela.
As informações recolhidas por O JOGO são claras. Enzo pretende manter o seu caminho de adaptação ao futebol europeu ao serviço do Benfica, clube onde se sentiu muito bem recebido, quer pelo grupo de trabalho, quer pelos dirigentes, quer pelos adeptos das águias, que já o elegeram como um dos atletas favoritos.
O jogador sabe que grandes clubes europeus continuam a segui-lo, como já sucedera antes de aceitar trocar o River Plate pelo Benfica - o Liverpool é um desses colossos que não descartam avançar por Enzo no curto/médio prazo -, mas por enquanto exclui uma saída.
Já pelo lado dos encarnados, que pagaram dez milhões pelo médio, mais oito por objetivos (dois milhões quando fizer 25, 40 e 50 jogos, sendo que já foi paga uma primeira parcela nesse valor quando o completou 10 partidas).
A cláusula de rescisão de 120 M€, a mais alta entre atletas encarnados, dá tranquilidade a Rui Costa numa futura abordagem por um jogador do qual as águias detêm 75 por cento dos direitos económicos, estando o restante nas mãos do River Plate.
A SAD sabe que a valorização de Enzo, ainda para mais após a estreia pela Argentina frente às Honduras, e potencial chamada à fase final do Mundial deste ano, deverá aumentar e, por isso, procurará segurar o jogador o mais possível.
Não há, pois, qualquer intenção em facilitar a saída no mercado de inverno a não ser por valores irrecusáveis contratualmente.
Médio já conquistou Imprensa argentina
Da "estreia de sonho", como intitulou o jornal Olé, à "estreia perfeita", apresentada pela TyC Sports. A primeira vez de Enzo Fernández com a camisa da seleção argentina atraiu grande parte da atenção da Imprensa no seu país.
Até porque, numa equipa já com uma base consolidada desde a conquista da Copa América em 2021, o médio do Benfica pode tornar-se na grande surpresa se garantir um lugar no Mundial do Catar. Faltam 57 dias para a estreia da Argentina frente à Arábia Saudita e Enzo já teve os primeiros minutos no particular ante as Honduras, esperando continuar a somar mais, até como titular, já contra a Jamaica [madrugada de quarta-feira].
Fernández não só recebeu elogios de Lionel Scaloni e Lionel Messi, selecionador e figura da equipa respetivamente, mas também os jornalistas se renderam ao desempenho com os hondurenhos, onde esteve no lance do 3-0, de Messi, e acertou no poste num remate, além de ter estado perfeito no passe: acertou os 37 tentados.
"Enzo teve muitas ações, mudanças de orientação de jogo e, acima de tudo, muito critério. Poderia até ter comemorado um golo num remate que bateu na trave. Já no segundo golo de Messi, Enzo pressionou alto fazendo a bola chegar a camisola 10", explicou Olé, que classificou a exibição do médio com nota 7, de 0 a 10.
"A estreia na seleção não lhe pesou, nem a adaptação à Europa. Enzo foi plantado como médio centro, tal como jogara no Defensa Y Justicia, e aproveitou bem a oportunidade. A suas chances de estar no Mundial continuam a aumentar", frisou o Clarín.
Já o portal Infobae aumentou a onda de elogios a Enzo escrevendo que ele "entrou com a mesma autoconfiança que mostrou no Defensa Y Justicia e no River Plate", enquanto para o Todo Noticias (TN), "Enzo vive um ano de sonho".
"No primeiro semestre tatuou o seu nome para sempre no coração dos adeptos do River. Depois, assinou pelo Benfica, onde parece ter jogado toda a vida e impressionou a todos. Agora, conquistou Scaloni, que o convocou e estreou na seleção, onde também mereceu elogios de Messi", lê-se.
Quanto a colegas, foi reconhecido com palavras positivas e emojis. Papu Gómez e Otamendi responderam com chamas de fogo à publicação da página do Benfica no Instagram, onde mostraram fotos da "estreia com a camisola mais bonita de todas".
Já Lisandro Martínez, central do United e da seleção argentina, também reagiu com aplausos. Weigl ("craque", escreveu), Gonçalo Ramos ("jogas muito") e até o ex-tenista argentino Guillermo Coria ("a seleção combina contigo") foram outros a aplaudir o jovem de 21 anos.