O Benfica é a equipa com mais passes da Liga Bwin e aquela que apresenta a melhor eficácia. Os outros candidatos ao título estão na cabeça do ranking, mas longe dos encarnados.
Corpo do artigo
Os caminhos para chegar à baliza contrária são diversos e, numa caricatura, podem ser catalogados entre os que preferem a renda de bilros e o futebol feito geometria.
Entre os primeiros destaca-se o Benfica e o seu brutal número de passes - 635,5 por jogo, fazendo das águias o líder confortável deste ranking. No outro extremo encontramos a economia de processos do Vizela, com 310,9, ou seja, menos de metade dos encarnados.
Depois há outros que despertam a curiosidade, ou os alarmes, dependo do ponto de vista, como o Gil Vicente, a quem o quinto lugar do ranking não o salva de um aflitivo 15.º posto na classificação geral. O mesmo pode ser dito do Rio Ave a quem o sétimo lugar não combina com uma desconfortável 13.ª posição na tabela classificativa.
Regressando às águias, o líder isolado do campeonato, abusa do passe, mas fá-lo aliando a melhor eficácia da prova, com 88,4%, item no qual é seguido de perto pelo Sporting, com 87,2%. O FC Porto, campeão nacional, parece que pode afinar este capítulo. Se é verdade que o futebol mais vertical típico de Sérgio Conceição "só" o leva ao quarto lugar entre as equipas com mais passes, não deixa de ser verdade que a eficácia ainda fica um pouco atrás da dos principais rivais.
Curiosidades
995 do rei dos passes
O médio Enzo Fernández (Benfica) assume-se como um dos dínamos da liga. É o jogador com mais passes (995) e abaixo dele estão três defesas: Gonçalo Inácio (Sporting, 772), Otamendi (Benfica, 770) e Matheus Reis (Sporting, 765).
11 de cabeça
É do Portimonense o jogador do campeonato com mais remates de cabeça. O avançado Yago Cariello tentou o golo por 11 vezes e o único apontado foi mesmo de cabeça.
8 do homem de negro
O árbitro com mais jogos apitados na Bwin Liga é João Pinheiro. Por seu turno, Fábio Veríssimo foi o juiz que mais puxou dos cartões amarelos (53) e Nuno Almeida o que mais jogadores expulsou: cinco.
5.º classificado
É preciso recuar oito épocas para encontrar o Sporting no modesto sexto lugar, à 11.ª jornada. Em 2014/15, então com Marco Silva ao leme, tinha 20 pontos (menos oito do que o líder Benfica) e acabaria o campeonato em terceiro.
2.º no tempo útil
Um dos maiores denominadores comuns dos jogos com maior percentagem de tempo útil é o Casa Pia (técnico Filipe Martins, na foto). Os jogos dos gansos têm uma média de 58,98% de tempo jogável, só superados pelos 60,12% do Sporting.