São agora 221 as entidades certificadas em clubes do distrito do Porto. Na época anterior eram 185
Corpo do artigo
O número de entidades certificadas como centros de formação de futebol/futsal no distrito do Porto voltou a crescer em 2023/24, ultrapassando já largamente as duas centenas.
Este número é resultado de um trabalho do Gabinete de Certificação da AF Porto e dos próprios clubes que, segundo esta associação "continuam a procurar evoluir no processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol nas diferentes modalidades, como futebol e futsal, masculino e feminino".
No total são agora 221 as entidades certificadas em clubes do distrito do Porto, num espectro que vai desde o escalão máximo das cinco estrelas até ao Centro Básico de Formação. Face à época anterior, em que o número de entidades chegou às 185, o último ano significou um crescimento a rondar os 20 por cento.
No que aos escalões diz respeito, 2023/24 terminou com três entidades a conseguirem a pontuação máxima, com o FC Porto e o Rio Ave a destacarem-se no futebol masculino e o Caxinas no futsal masculino. O número de entidades certificadas com quatro estrelas são agora 19 (face às 15 do ano anterior), sendo que foi nas três estrelas o registo de maior crescimento. Entre os clubes do distrito são agora 89 com este nível, mais 18 do que no ano anterior – um crescimento de 25 por cento.
O número de certificações de duas estrelas passou de 40 para 44, de uma estrela são mais sete do que em 2022/2023 (10), enquanto o escalão base conta agora com 56 entidades. No total, 95,67% das candidaturas propostas foram aceites, o que resulta numa taxa de sucesso muito expressiva.
Feminino dobra valores no futebol e no futsal
O crescimento do futebol e futsal feminino no distrito do Porto é evidente e o aumento do número de clubes e de praticantes tem também reflexo no número de entidades certificadas no feminino.
No futebol são agora 21 as entidades reconhecidas como centros de formação, mais sete do que as 14 que existiram em 2022/23. Um crescimento de 50 por cento. Este percentual é ligeiramente ultrapassado no futsal, que subiu 55,6 por cento em período homologo, para fechar o processo com um total de 14 candidaturas confirmadas.
O futebol masculino continua a ser dominante, com 135 do total das 221 entidades certificadas. Cresceu 18,4% (21 em número absoluto). Quanto ao futsal masculino são agora 51 as entidades certificadas quando em 2023 eram 48.