Joga no campeão do Uruguai e dragões sabem as condições para a sua contratação. Benfica também atento.
Corpo do artigo
O FC Porto está a acompanhar com atenção os desempenho de Emiliano Martínez, médio uruguaio de 21 anos e em quem o Nacional de Montevidéu deposita muitas esperanças.
Aliás, de acordo com o que apurou O JOGO junto de fonte próxima do clube do Uruguai, os dragões até já se terão informado a propósito das condições estabelecidas pelo clube num eventual negócio que, para já, não avançou. Da mesma forma, também o Benfica fez uma consulta e mantém o jogador debaixo de olho.
Martínez é um médio defensivo de envergadura física assinalável (1,84 metros) e deve sair para a Europa no mercado de verão, a julgar pelo número de clubes que lhe têm sido apontados no último ano, precisamente o espaço temporal que o afirmou como primeira opção no recém-vencedor da Supertaça do Uruguai, que se seguiu à Taça e ao campeonato. Nos poucos jogos de 2021, o jogador nem tem sido titular, o que alguns órgãos de comunicação local associam a uma quebra de forma provocada pelos destinos que lhe têm sido sugeridos. Certo é que em 2020, mesmo com pandemia e interrupção das competições, Emiliano Martínez disputou 39 desafios, a larga maioria num sistema com dois médios, idêntico ao que Sérgio Conceição prefere. Aliás, nos escalões de formação jogava como médio mais ofensivo, o que o ajudou a desenvolver capacidade técnica para ser forte na primeira fase de construção, algo que os analistas locais lhe reconhecem.
O represente do jogador é Marcelo Simonian, nome muito ligado ao passado portista, não tanto à atualidade, mas ainda assim um contacto muito presente. Avaliado pelo Transfermarkt em apenas 550 mil euros, o Nacional de Montevidéu obviamente não o venderá por valor tão baixo, até porque Martínez tem contrato até junho de 2023 e dele não consta qualquer cláusula de rescisão. Há um ano, o Alavés, de Espanha, terá feito uma proposta para empréstimo de uma época, prontamente recusada. Agora, também PSV e Ajax (Países Baixos) e clubes italianos não especificados pela imprensa local têm sido apontados ao destino do centrocampista.
De qualquer das formas, Martínez será sempre um negócio por números interessantes, à medida do potencial que lhe reconhecem. Mais do que se imaginar que, com 21 anos (faz 22 em agosto) o uruguaio poderá ser uma alternativa imediata para Uribe ou Sérgio Oliveira, é fácil de pensar que o investimento reduzido lhe permitirá ter tempo para se adaptar e confirmar, ou não, o que lhe projetam.
Eustáquio mantém-se prioridade
O perfil de Martínez aponta ao futuro, mas o presente chama mais por Stephen Eustáquio, médio do Paços de Ferreira que foi tentado em janeiro e deve ser concretizado agora, em junho. As conversas entre as partes sinalizaram o negócio e agora faltam as definições finais para este possa ser concretizado. O médio, que joga como "6" ou como "8", é um dos jogadores que a boa época pacense mais sublinhou e vai sair, de certeza. Sérgio Conceição aprovou a contratação e esta continua a ser prioritária.