Embalado pelo arranque mais produtivo no FC Porto, Evanilson assume "fase feliz"
Quatro golos e duas assistências em oito jogos fazem deste 22/23 o início mais produtivo do avançado. Feliz pela fase que atravessa, Eva defronta o Brugge numa fase de grande confiança.
Corpo do artigo
Evanilson saltou do banco na meia hora final do encontro com o Chaves de forma a aquecer o motor para a Liga dos Campeões, prova onde ainda procura o primeiro golo. Sem Taremi (castigado), o brasileiro prepara-se para regressar ao onze do FC Porto contra o Brugge, já amanhã, embalado pelo festejo diante dos flavienses, o quarto - também marcou a Tondela, Marítimo e Sporting - em oito jogos desta temporada.
Um registo que supera o total dos dois anos anteriores em igual número de partidas. Por esta altura, em 21/22 levava dois golos na conta pessoal (ambos ao Sintrense) e na campanha anterior só tinha um (Gil Vicente). Aliás, na época de estreia no FC Porto não foi além dos quatro golos, tantos quantos leva atualmente. A estes soma ainda duas assistências.
É, por isso, com o moral em alta que Evanilson, de 22 anos, vai assumir as despesas do ataque portista, com ou sem parceiro, na receção ao Brugge, jogo que o FC Porto precisa de vencer para manter as esperanças intactas de seguir em frente na Champions. Para o avançado brasileiro, será a 11.ª tentativa de marcar na maior prova de clubes.
"Precisávamos muito desta vitória [com o Chaves] depois de termos perdido contra o Atlético de Madrid na estreia da Champions. Vai dar-nos mais força e confiança para o jogo de terça-feira [amanhã], quando defrontarmos o Brugge em que teremos a chance de recuperar", referiu o avançado brasileiro numa breve declaração à sua assessoria, em que também falou deste excelente arranque de temporada que está a realizar. "Fico feliz por ter feito mais um golo e pela fase que vivo aqui. Que seja uma temporada boa como foi a última", atirou.
Em 21/22, "Eva" marcou 21 golos em 46 jogos, produção que levou a que alguns clubes tenham feito sondagens junto da SAD portista, que remeteu sempre para o valor milionário da cláusula de rescisão: 100 milhões de euros.
Dupla com Toni será quase inédita
Sem Taremi, Evanilson salta para o onze na Champions, mas não é líquido que tenha Toni Martínez como parceiro no tradicional 4x4x2. Olhando para o histórico, o brasileiro e o espanhol só foram titulares duas vezes em simultâneo no ataque portista e ambas em 20/21. O futebol é o momento e, naturalmente, Conceição irá escolher quem lhe dá mais garantias para este encontro com o Brugge, atendendo à estratégia e à resposta dos jogadores nos treinos. Uma mudança na dinâmica da equipa não está descartada. Franco e Namaso poderão ter uma palavra a dizer nesse caso.