Só Elias deixou dinheiro em caixa (2,5 Meuro), mas a saída iminente de André pode reforçar o encaixe nas próximas horas. Ao todo, saem seis jogadores do plantel e regressaram três emprestados
Corpo do artigo
O Sporting está prestes a completar a reconfiguração do plantel proposta para a segunda metade da temporada, com a poupança em ordenados como fator mais significativo. No total, o alívio na despesa, contabilizando os vencimentos devidos a quem saiu definitivamente e durante período determinado a quem saiu por empréstimo, ascende a 10 Meuro. Elias, já vendido ao Atlético Mineiro, e André, em negociações avançadas para sair (ler caixa ao lado), são os grandes responsáveis pela verba elevada e os únicos a deixar dinheiro em caixa (2,5 Meuro o primeiro e uma verba por apurar o segundo).
O mau momento da equipa em dezembro e janeiro, que fez com que os leões chegassem a estar a dez pontos do topo da Liga, não era condizente com o aumento do orçamento para o futebol que se verificou no início de 2016/17, pelo que a SAD verde e branca encetou um emagrecimento em várias vertentes, nomeadamente na folha salarial e no número de jogadores. E se a redução da folha salarial acaba por ser um êxito, a recomposição do grupo de trabalho ficou aquém. Jorge Jesus anunciou recentemente que o plantel passaria de 29 para 24 jogadores, mas acabará por ficar com 26 (já sem André). É que a SAD conseguiu desfazer-se de seis excedentários e reintegrou três emprestados no plantel principal: saem Petrovic (ver página 25), Elias, João Pereira, Markovic, Meli e André, regressando um trio da casa formado por Palhinha, Francisco Geraldes e Podence, que, ainda em início de carreira e de valorização, auferem ordenados baixos.
Apesar de ter emagrecido ligeiramente o grupo e de aliviar os gastos, a SAD ainda tinha mais jogadores para colocar na janela de mercado que ontem fechou. Marvin (ver texto ao lado) não gostou da colocação negociada pelo clube e preferiu continuar em Alvalade, Jefferson e Douglas não tiveram pretendentes, Bruno Paulista interessa a clubes brasileiros (ler peça ao lado) mas para já continua, e Spalvis viu fracassar o empréstimo ao Belenenses. Jorge Jesus tinha antecipado um plantel reformulado com a presença de dez jogadores da formação, falhando apenas por um - passa a ter onze formandos.
