Em três anos e meio, Ristic só fez 50% dos minutos. No ataque, é batido por Grimaldo
Em três épocas e meia, Ristic aumentou o somatório de minutos apenas nos dois últimos anos.
Corpo do artigo
Contratado em janeiro de 2019 pelo Montpellier aos russos do Krasnodar por cerca de 600 mil euros, Mihailo Ristic demorou a firmar-se no onze do emblema francês e só mesmo nos dois últimos anos conseguiu aumentar o seu índice de utilização, embora não o suficiente para evitar que tenha terminado a sua passagem por França com uma percentagem possível de minutos de jogos inferior aos 50 por cento (49,5%).
De facto, e apagando da equação as suspensões disciplinares e não havendo registo de qualquer lesão prolongada, o internacional sérvio somou em campo 5551 minutos de um total possível do clube de 11610, o que resulta nos referidos 49,5% de utilização.
A primeira meia época, por ter sido contratado em janeiro, resultou numa percentagem de minutos de apenas 19,8 %, aumentando para 32,4 % na seguinte, a sua primeira temporada completa no Montpellier. Em 2020/21 voltou a subir a fasquia, para 64,2 %, recuando um pouco na última campanha, com 55 %. Deixou o futebol francês com 99 jogos, dos quais apenas 62 de início.
Ristic avança para nova etapa na carreira, podendo vir a ser o 11.º sérvio a alinhar de águia ao peito, sucedendo no imediato a Radonjic, que voltou ao Marselha, após 11 aparições. Antes, e por ordem decrescente de jogos, atuaram Fejsa (169), Matic (99), Zivkovic (88), Drulovic (54), Markovic (49), Sulejmani (34), Djuricic (24), Dudic (24) e Jovic (4).
Grimaldo vence aos pontos no ataque
Ristic fechou a passagem pelo Montpellier com apenas três golos e sete assistências nos 99 jogos que disputou em França durante as três épocas e meia de ligação. Sendo um lateral de 1,80m e com maiores atributos defensivos, essa tendência ajuda a explicar o escasso contributo em terrenos mais ofensivos, mas como jogou também, sobretudo nas últimas épocas, num sistema de 3x5x2, poderia ter melhorado esses índices.
Por isso, uma rápida análise ao rendimento de Grimaldo ao serviço do Benfica, com a diferença de ter feito mais do triplo dos minutos (5751" contra 21349"), permite vincar essa diferença. O lateral espanhol das águias faturou 19 golos e ofereceu mais meia centena a seus companheiros.
Colocando a perspetiva média, que nivela matematicamente os registos de ambos, pode-se dizer que Ristic marcou um golo a cada 1917 minutos e fez uma assistência a cada 822. O camisola 3 das águias festejou a cada 1123 minutos e fez uma oferta a cada 427. A diferença é grande.