Em testes no V. Guimarães, filho de Eto'o treinou no Benfica B e quer ser melhor que o pai
Natural de Palma de Maiorca, Etienne tem nacionalidade espanhola e camaronesa, tendo optado pelos sub-20 dos "Leões Indomáveis". Na Taça de África das Nações, assinou um golaço
Corpo do artigo
O público voltou em força aos estádios, ainda que limitado, para já, a metade da lotação de cada recinto, e não causará grande espanto se Samuel Eto"o, um dos nomes incontornáveis de Barcelona (2004/09) e Inter (2009/11), entre outros gigantes, for avistado em breve na bancada do Estádio D. Afonso Henriques.
Etienne Eto"o, de 19 anos, é um avançado, tal como o antigo internacional camaronês, e até já treinou no Benfica B
O filho, Etienne Eto"o Pineda, cumpre testes nos sub-23 do Vitória de Guimarães e está a fazer tudo para convencer, depois de ter evoluído nas equipas jovens do Maiorca, Atlético Baleares e Oviedo. Pode mesmo dizer-se que Etienne, que, tal como o progenitor, atua como avançado, aposta forte em Portugal para iniciar a carreira de futebolista profissional, pois já em agosto treinou à experiência na equipa B do Benfica, comandada por Nélson Veríssimo.
Desconhece-se a apreciação dos encarnados, mas a verdade é que o jogador de 18 anos (livre de compromissos) foi parar a Guimarães e a sociedade desportiva não hesitará em contratá-lo se os treinadores confirmarem o potencial futebolístico que outros já testemunharam.
O passado recente, com as cores da seleção sub-20 dos Camarões, aponta nesse sentido. Natural de Palma de Maiorca (tem dupla nacionalidade, espanhola e camaronesa), Etienne optou por representar a seleção africana e brilhou em dois jogos da Taça de África das Nações de sub-20, disputada em fevereiro na Mauritânia, envergando o número 10. Frente a Moçambique, contribuiu mesmo para uma vitória folgada dos "Leões Indomáveis" (4-1), ao assinar, de livre, um bom golo, e já nessa altura garantiu lidar bem com o peso da herança.
"Quero tentar ser melhor do que ele [o pai Eto"o], estou sempre ansioso por entrar em campo e dar o melhor. Trabalho muito para ter sucesso e ele está sempre lá, a apoiar-me e a dar-me conselhos", contou.