A coincidência é a mais recente amostra da influência do colombiano no Dragão, aonde chegou mais velho (22) do que James Rodríguez (19). Ultrapassou Corona e aproxima-se de Herrera e Sérgio Oliveira
Corpo do artigo
Em dezembro de 2020, Luis Díaz afirmou que queria "dar mais" do que Radamel Falcao e James Rodríguez deram ao FC Porto.
Se o primeiro, um goleador nato, ainda está distante nos registos, com 72 golos, El Bandido foi apanhado anteontem pelo compatriota: ao serviço dos dragões, ambos contam 108 jogos e 32 golos, na mais recente marca que atesta a influência do camisola 7 na equipa.
James vestiu de azul e branco por três épocas (2010-2013), enquanto Díaz ainda nem chegou a meio da terceira, pelo que se perspetiva uma descolagem acentuada, mas ainda há outros pontos de contacto, concretamente a forma como cada um foi ganhando preponderância no Dragão.
James chegou com 19 anos e teve uma utilização menos regular na época de estreia, mas moldou o estatuto de indiscutível nos anos seguintes, antes de sair para o Mónaco a troco de 45 milhões de euros. Já Luis Díaz estreou-se na Europa aos 22 anos e exibia um instinto goleador mais refinado, mas os números desta época ameaçam cada vez mais os seus melhores registos.
Com sete golos em 11 partidas, o cafetero já soma metade dos que apontou em 2019/20 e quase tantos como na temporada passada (11).
Dois trajetos que quase se cruzaram em sentidos opostos no verão, quando o Everton se mostrou interessado em Luis Díaz e acenou com a inclusão de James Rodríguez no negócio. O FC Porto, porém, não quis abrir mão de um dos elementos mais virtuosos do plantel e tem recolhido os frutos - frente ao Milan, por exemplo, festejou um golo que ajudou a arrecadar 2,8 milhões de euros.
Além de igualar El Bandido, Díaz ultrapassou também a marca goleadora de Tecatito Corona, mas com menos de metade dos jogos do mexicano (276). Este, contudo, atuou diversas vezes a lateral-direito.
Na mira do camisola 7 estão, entre outros registos, Pedroto e Futre (33), Herrera (35) e Sérgio Oliveira (37). O português é, de resto, o jogador do atual plantel com mais golos marcados pelo FC Porto.
Semelhanças: as viagens e as desfeitas a Ibrahimovic
As coincidências entre Luis Díaz e James Rodríguez vão além dos registos numéricos. Por exemplo, ambos fizeram uma viagem transcontinental em contrarrelógio, antes de serem decisivos em clássicos, James frente ao Benfica (2012) e Díaz com o Sporting.
Além disso, El Bandido também apontou o golo de um triunfo caseiro (1-0) frente a um tubarão, o PSG...com Ibrahimovic como adversário.