Nico é o jogador de campo mais utilizado por Vítor Bruno. Rendimento coloca-o como o melhor médio da Liga em vários parâmetros. Cotação subiu e o Liverpool está atento à sua evolução.
Corpo do artigo
Vítor Bruno não abdica de Nico González e os números do médio justificam a aposta do treinador. Aos 22 anos, o espanhol está a realizar a melhor temporada da carreira - e esta ainda nem vai a meio - atingindo uma enorme preponderância no xadrez azul e branco. Aliás, é o jogador de campo mais utilizado no FC Porto - só Diogo Costa soma mais minutos - tendo participado diretamente em nove golos, mais do que o alcançado nas duas épocas anteriores em conjunto, quando não foi além de sete. Nico é o terceiro melhor marcador do FC Porto, com cinco golos, tantos como em todas as temporadas anteriores enquanto profissional . Só Galeno e Samu festejam mais do que o espanhol, que começou por faturar logo no jogo de abertura, frente ao Sporting, ajudando à “remontada” épica que resultou na conquista da Supertaça. Depois, marcou ao Rio Ave, Arouca, Aves SAD e Estrela da Amadora.
A nível de assistências, Nico já leva quatro, mais uma do que na época passada, sendo que não tem um companheiro favorito na hora de oferecer. Iván Jaime (Santa Clara), Pepê (Braga), Tiago Djaló (Hoffenheim) e Fábio Vieira (Anderlecht) foram os beneficiários.
A atuar mais adiantado ou como duplo pivô o rendimento de Nico não se resume a esta face mais visível. De acordo com o portal “DataMB”, o portista domina o setor intermediário no campeonato português, apresentando-se como o líder de vários rankings estatísticos como passes curtos, golos esperados, golos de cabeça e duelos aéreos, mas também se destaca nos passes para a frente e para o terço final, itens em que surge no segundo lugar.
Números e exibições que têm não só ajudado o FC Porto, mas também valorizado o médio. Quando foi contratado pelos azuis e brancos, no verão de 2023, o “Transfermarkt” avaliava-o em 10 milhões de euros, valor que foi crescendo de forma sustentada até aos 18 M€, que é a cotação atualizada a 19 de dezembro. O espanhol foi, aliás, dos poucos portistas que viram o seu valor subir nos últimos meses, juntamente com o compatriota Samu, e ainda de Moura e Martim Fernandes. Também por isso, ontem, foi associado ao Liverpool, que tem monitorizado a sua evolução.