Elogios para Akturkoglu: “O Benfica encontra bons jogadores e vende-os para as melhores ligas"
Muammer Akçay, treinador que orientou o reforço das águias no Hisareynspor, ainda em 2013, diz que previu que este iria chegar longe. “Um dia a Turquia vai ouvir falar desta criança”, atirou então.
Corpo do artigo
O arranque em alta de Kerem Akturkoglu tem merecido destaque também na Turquia, onde há quem acredite que o novo camisola 17 da Luz pode vir a dar o salto para clubes poderosos das principais ligas da Europa. “Kerem é um jogador especial e tira o melhor proveito das suas qualidades quando está feliz e relaxado. Podia ser jogador do Real Madrid, do Barcelona ou do Liverpool. E pode chegar a estas equipas a partir do Benfica. O Benfica é um clube que encontra bons jogadores e que os vende para as melhores ligas da Europa”, comenta Muammer Akçay, técnico que orientou o internacional turco no Hisareynspor, ainda em 2013.
Numa reportagem da Agência Anadolu, que visitou as instalações de um dos emblemas onde Akturkoglu deu os primeiros pontapés na bola, Muammer Akçay revela também o sentimento especial do pai do extremo: “Os adeptos aplaudem Kerem e isso é também uma honra. Falei com Faruk [pai de Akturkoglu] e disse-lhe: ‘Há algum orgulho maior do que este?’ E ele respondeu-me que tem sido também muito emotivo.”
Muammer Akçay recorda ainda o que pensou quando teve a oportunidade de trabalhar com o extremo, então ainda um miúdo com 13/14 anos. “Naquela época, disse: ‘Um dia a Turquia vai falar sobre esta criança’. Chegou aqui vindo do Basaksehir e costumávamos trabalhar individualmente com ele para tentar ajudá-lo e percebi. Disse, também: ‘se Deus quiser, vamos vê-lo na seleção’. Ele respondeu: ‘Irmão, quero-o tanto.’” Mais tarde, teve muitos clubes a segui-lo, como “o Galatasaray, o Fenerbahçe, o Besiktas e o Kasimpasa”. “Mas dissemos-lhe que Fatih Terim [na altura técnico do Galatasaray] iria deixá-lo jogar. E ele escolheu o Galatasaray. Agora é famoso e isso deixa-nos também orgulhosos… É muito leal e vem sempre visitar-nos quando tem algum tempo livre”.