"Eliminação da Champions foi golpe duro para o FC Porto, mas acredito na Liga Europa"
<strong>ENTREVISTA EXCLUSIVA - </strong>Apesar de lamentar o afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões, entende que a equipa treinada por Sérgio Conceição pode ter uma época de sucesso e ganhar tudo.
Corpo do artigo
Portista desde pequenino, Ricardo Pereira continua a seguir com atenção a época da sua antiga equipa. Apesar de estar totalmente concentrado no Leicester, equipa que está a realizar uma grande temporada, o lateral-direito português acompanha a par e passo a carreira da equipa treinada por Sérgio Conceição.
11655148
Ricardo Pereira lembra que a temporada não começou da melhor forma. À derrota no jornada inaugural do campeonato, em Barcelos, contra o Gil Vicente, juntou-se o afastamento da Liga dos Campeões. O FC Porto foi eliminado pelos russos do Krasnodar, algo que constituiu um rude golpe nas pretensões dos azuis e brancos, que agora procuram o sucesso na Liga Europa. Nos 16 avos de final da prova, os dragões têm pela frente o Bayer Leverkusen. Ricardo Pereira acredita que os dragões podem ter uma época de sucesso.
Tem acompanhado a época do FC Porto?
-Sim, claro. A época não começou bem com a eliminação da Liga dos Campeões, foi um golpe duro. Mas há que dar mérito à forma como a equipa deu a volta. Agora surgiu este empate com o Belenenses e o FC Porto ficou a quatro pontos do Benfica, o que complicou um pouco, mas ainda há muito campeonato pela frente e ainda vão a tempo de dar a volta à situação.
"A época não começou bem com a eliminação da Liga dos Campeões, foi um golpe duro"
Acredita que o FC Porto pode ser campeão?
-Ainda falta muito campeonato, o FC Porto tem uma boa equipa e um bom treinador. Acredito que vai conseguir dar a volta com a ajuda dos adeptos e com todos a remar para o mesmo lado. É uma equipa com margem de crescimento, com muitos jogadores que chegaram este ano. Tudo isso leva o seu tempo, mas a equipa tem tudo para melhorar e fazer uma excelente segunda parte da época.
E na Liga Europa, até onde pode chegar?
-Acredito que o FC Porto pode vencer a Liga Europa. É uma equipa que está habituada à Liga dos Campeões, como é óbvio, mas pode chegar à final da Liga Europa e vencer a prova. Além disso, como ainda está em todas as frentes, pode ter sucesso em todas as provas. Espero que possa conquistar tudo.
Continua a torcer pelo FC Porto?
-Claro, sou portista desde pequeno e isso não vai mudar.
11655247
"FALTA-ME TRADUZIR EM GOLOS"
O Leicester está em lugar de acesso à Champions, é a grande revelação de Inglaterra e Ricardo fala da grande época que está a fazer, mas também do que faz menos bem.
Pessoalmente, como está a correr a sua época?
-Não digo que tem sido excecional, porque há sempre aspetos a melhorar, mas tem sido muito boa.
Que aspetos tem a melhorar?
-Sobretudo em termos de definição dos lances, porque chego muitas vezes à frente, mas falta-me traduzir isso em assistências ou em golos. Posso ainda melhorar os cruzamentos. Taticamente também posso melhorar um aspeto ou outro e antecipar melhor as jogadas.
"Taticamente posso melhorar um aspeto ou outro e antecipar melhor as jogadas"
Mantém a média de dois golos. Qual é a sua meta?
-Posso melhorar essa tal média de dois golos por época, até porque já marquei dois e ainda nem estamos a meio. Mas interessa-me é ajudar a equipa. Primeiro tenho de defender, mas se tiver oportunidade na frente, melhor.
O futebol que tem praticado em Inglaterra é muito diferente daquele que produziu em Portugal e em França?
-Não é muito diferente, porque o FC Porto, o Nice e o Leicester são equipas que gostam de ter bola. À medida que vais jogando, vais tendo mais experiência. Isso permite entender melhor o jogo. Sinto que estou mais maduro e já consigo prever o que vai acontecer, o que permite aproveitar melhor as minhas qualidades.