"Eleições? Não acho que é justo e não acho também que nós nos tenhamos preparado para isso"
Mourinho garante estar focado nos jogos e rejeita pressão adicional
Corpo do artigo
O treinador do Benfica, José Mourinho, afirmou esta segunda-feira que está focado nos jogos e que "não é justo" que a equipa tenha de jogar com a pressão adicional de poder influenciar o resultado das eleições para os órgãos sociais.
"Acho que jogar no Benfica, treinar o Benfica, por si só, encerra pressão, responsabilidade - e não é para todos. Mas é suficiente essa pressão inerente a ser treinador do Benfica e ser jogador do Benfica para vir ainda uma pressão extra pelo facto de termos ou não termos algum tipo de influência no resultado das eleições", lamentou, em resposta aos jornalistas, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo contra o Newcastle na terça-feira, para a fase de liga da Liga dos Campeões.
Mourinho garantiu que a equipa se tem focado em preparar as partidas, procurando esquecer o período eleitoral no clube.
"Não acho que é justo e não acho também que nós nos tenhamos preparado para isso. Nós preparámo-nos para o jogo, como nos preparámos para o jogo de Chaves e como nos prepararemos para o jogo de sábado para o campeonato, esquecendo, ou tentando esquecer, que existem eleições, porque o nosso trabalho é outro, e é nisso que nós temos que nos focar", vincou.
Mourinho disse ainda que os jogadores e a equipa técnica devem "tentar estar isolados desse contexto".
"A nossa missão é outra", salientou, ciente de que "os adeptos querem vitórias, os adeptos querem bons jogos".
"Isso já é mais do que suficiente para nos ter a todos nós centrados, motivados, responsabilizados. É mais do que suficiente. A situação eleitoral seria uma pressão extra se nós estivéssemos focados nela e não estamos. Honestamente, nós não estamos", garantiu.
As eleições de sábado para os órgãos sociais do Benfica vão ser disputadas por Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Luís Filipe Vieira, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, havendo ainda uma lista liderada por João Leite candidata à Mesa da Assembleia Geral.
Caso nenhum dos candidatos receba a maioria dos votos (50%), será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, duas semanas depois, em 08 de novembro.
O encontro entre o Newcastle e o Benfica, da terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, realiza-se na terça-feira, a partir das 20:00, em St. James"s Park.
Após duas rondas, os "encarnados" seguem na 33.ª posição, ainda sem pontos, após derrotas na receção aos azeris do Qaragab (3-2) e na visita ao campeão mundial Chelsea (1-0), enquanto os ingleses seguem no 11.º posto, com três, com uma vitória e uma derrota.
Leia também Atlético de Madrid apresenta queixa na UEFA por falta de água quente no Emirates