A três dias das eleições para a presidência do FC Porto, O JOGO traz-lhe as ideias dos três candidatos no que toca às modalidades
Corpo do artigo
Os “anos de atraso” que o FC Porto leva no panorama nacional de futebol feminino e futsal foram, ao longo dos últimos meses, uma das principais preocupações demonstradas por sócios e adeptos junto dos três candidatos à presidência dos dragões. Se os grandes rivais portistas (Benfica, Sporting e Braga) têm acumulado sucessos em ambas as modalidades, o emblema azul e branco continua sem projetos sustentados.
Algo que estará para mudar e muito em breve. Ideias foram lançadas, promessas feitas e, agora, O JOGO lança o repto a Pinto da Costa (Lista A), André Villas-Boas (Lista B) e Nuno Lobo (Lista C): quais os contornos dos planos de cada um para a introdução de novas secções no universo portista? E de que forma poderá ser levada a cabo sem comprometer a sustentabilidade do clube e da SAD?
Mas o dossiê das modalidades não se resume às duas mencionadas. Se o ciclismo é assunto para outras núpcias, fruto do escândalo de doping que envolveu recentemente a W52, o regresso do atletismo e do voleibol masculino às fileiras do FC Porto também não ficaram à margem de várias ações de campanha, assim como a aposta no desporto amador com vertente social. Nesse aspeto, aliás, Villas-Boas focou o papel fundamental que a Fundação que pretende criar pode desempenhar.
Inegociável para o universo azul e branco é, igualmente, a necessidade de dar sequência às muitas conquistas logradas ao longo dos últimos anos em modalidades como o andebol, o hóquei em patins e o basquetebol, entre outras, mas também o crescimento e expansão do desporto adaptado e da natação, que estará representada nos Jogos Olímpicos por Angélica André. Têm a palavra os três candidatos à liderança do clube.
LISTA A
Trilhar um caminho de sucesso desportivo e financeiro
O futsal é uma das modalidades mais praticadas em Portugal e o FC Porto quer estar presente nesta modalidade para se tornar uma referência nacional e internacional, que honre os pergaminhos deste clube. Esta candidatura propõe-se a concluir os estudos de viabilidade necessários para definir a melhor abordagem possível, para que possamos trilhar um caminho de sucesso desportivo e financeiro. Irão ter um espaço próprio na Dragão Arena.
Com a criação da nova academia do FC Porto, o futebol feminino terá uma zona própria, com todas as infraestruturas necessárias para que as nossas jogadoras tenham todas as condições para alcançar os objetivos pretendidos
O futebol feminino já é uma realidade no FC Porto, com equipas no escalão de sub-13 e sub-15. A nossa candidatura - Todos Pelo Porto - compromete-se a criar uma equipa de futebol sénior feminino no decorrer do próximo mandato. Com a criação da nova academia do FC Porto, o futebol feminino terá uma zona própria, com todas as infraestruturas necessárias para que as nossas jogadoras tenham todas as condições para alcançar os objetivos pretendidos.
O investimento no ecletismo do FC Porto é fundamental para manter o espírito vencedor que sempre esteve presente na história deste clube.
LISTA B
Modalidades têm de ser autossustentáveis
Para o futebol feminino, existem duas possibilidades: através da construção progressiva ou através de parcerias. Sem excluirmos um ou outro caminho, o que mais nos agrada é o da construção progressiva.
Temos de criar os escalões de sub-17, sub-19 e equipa sénior. No futuro mais imediato, criar as sub-17 para dar seguimento às sub-15. Com isto até podemos não criar já as sub-19 e avançamos com a equipa sénior. Assim, entrávamos imediatamente na 3ª divisão nacional. Na época seguinte, seria na 4ª divisão.
Além de reforçar o espírito de clube nas atletas, permite uma agilização diferente e melhor coordenação com o desenvolvimento e adaptação das infraestruturas para receber mais escalões.
No futsal, também temos a possibilidade da compra de parceria e não faltam opções para isso acontecer. A outra é criar um programa sólido, com estratégia bem definida, a longo prazo
O outro caminho é o das parcerias, através da compra de licenças. Com a atual situação financeira do clube, temos de equacionar muito bem os custos e ponderar as oportunidades que surgirem.
No futsal, também temos a possibilidade da compra de parceria e não faltam opções para isso acontecer. A outra é criar um programa sólido, com estratégia bem definida, a longo prazo. Uma solução possível é pensar no Futsal, com uma construção progressiva, com os diferentes escalões até acabarmos de construir o nosso Centro de Alto Rendimento que prevê a construção de um pavilhão para as diferentes modalidades.
Temos uma certeza: queremos avançar com futebol feminino e futsal. Mas esta certeza não pode hipotecar as finanças do clube. A médio-prazo, as modalidades têm de ser autossustentáveis.
LISTA C
Parcerias com investidores para apostas no imediato
Preconizamos um forte investimento, preferencialmente em parcerias com investidores para apostarmos no imediato no futsal, futebol feminino, e num prazo estimado de dois anos no regresso do atletismo, medidas essas que tem vindo a ser uma prioridade desde a nossa candidatura em 2020. Portugal é Campeão do Mundo e da Europa em futsal masculino na seleção nacional principal e os nossos clubes rivais têm estado ao mais alto nível nestas modalidades pelo que não faz sentido que o FC Porto não esteja presente.
As parcerias com as escolas e associações da cidade e do concelho são prioritárias, apoiando financeiramente os jovens mais carenciados, motivando o seu crescimento na Educação e Formação Porto, para a vida
Somos os melhores, a nível nacional, no basquete, no andebol, no hóquei, no bilhar, entre outras e por isso, fará todo o sentido investir na formação de forma a sustentar, financeiramente, o futuro das mesmas. Apostar em Recursos Humanos de renome mundial, que coordenem toda a Formação e aproveitem o conhecimento de jogadores mais antigos para a promoção/divulgação e acompanhamento da mesma. As parcerias com as escolas e associações da cidade e do concelho são prioritárias, apoiando financeiramente os jovens mais carenciados, motivando o seu crescimento na Educação e Formação Porto, para a vida. Serão promovidos eventos de ativação da Marca Porto a nível nacional e internacional, com destaque na dinamização das Casas e Filiais do Clube.
Privilegiaremos sempre que as novas modalidades sejam financeiramente suportadas na sua totalidade por parcerias comerciais. Suportadas nos resultados em nome da nossa marca compensariam o próprio investidor.
No fundo, queremos que estas sejam modalidades autossustentáveis dispensando o clube de suportar o seu custo.