"Ele era júnior e pediram-me para integrá-lo nos Sub-23. Foi o melhor do estágio"
Leonel Pontes recebeu Geny Catamo em Alcochete em 2019 e lembra o carácter do ainda júnior nos Sub-23. Acredita no fôlego do moçambicano
Corpo do artigo
Geny Catamo está a agarrar a oportunidade que Rúben Amorim lhe dá no plantel principal. Depois de ter rodado sem grande destaque no Marítimo (11 jogos), o moçambicano está confiante em jogo e de mira afinada, somando já três golos na pré-época. Diz quem o conhece que não é por ter sido preterido anteriormente que vai desistir de ir à luta.
"É tecnicamente muito forte, mas também taticamente cumpridor", disse o ex-treinador da equipa principal e dos Sub-23, que antecipa um ano decisivo na carreira do futebolista de 22 anos.
"Posso contar que, em 2019, a coordenação técnica do Sporting me pediu para integrar o Geny no estágio dos Sub-23 porque ele era júnior e os juniores tinham ido à China para uma digressão. Fomos à Lousã... e ele foi o melhor jogador do estágio. Exibiu maturidade, capacidade de decisão, personalidade em todas as ações e muita entrega ao jogo. Não tem medo do jogo. Regressou à equipa Sub-19 depois", recorda Leonel Pontes, ex-treinador da equipa principal leonina e também dos Sub-23, que acolheu o talentoso extremo vindo do Amora.
16762623
Acredita mesmo que o jogador pode ser uma opção para a ala direita. "É tecnicamente muito forte, mas também taticamente muito cumpridor. Surpreendeu-me não jogar no Marítimo: era para ser titular e foi quase preterido. Agora, acredito que pode estar na iminência de fazer parte do plantel do Sporting. É inteligente e pode conseguir com algumas rotinas de trabalho ser ala. Tem capacidade para aprender características da posição, pode acrescentar qualidade. Pode fazer esse lugar se o Rúben lhe passar essa confiança. No entanto, ainda há uma grande indefinição, porque o Sporting procura um lateral direito."
16761036
Pontes concorda que esta é uma época decisiva para a afirmação do moçambicano, que diz ser um "jovem não muito expansivo" no balneário. "Não tem escola de Sporting, mas tem potencial e precisa de oportunidades. A grande dúvida é se consegue ser um jogador de equipa grande. Pode jogar na esquerda pelas mudanças de velocidade também", completa a O JOGO.