Avançado marroquino acusa pressão em momentos decisivos e saldo de 11 golos em 49 jogos deixa a desejar. A contradição de ser o segundo com mais encontros e ter o rendimento mais questionado
Corpo do artigo
A perdida clamorosa de El Ouazzani no final do encontro em Famalicão, falhando um desvio ao segundo poste, confirmou tropeção do Braga numa visita que já previa ser de resolução espinhosa. Aos 60 minutos, o marroquino rendera Fran Navarro, regressado após lesão, e voltou a deixar os adeptos desolados pela falta de golo, mesmo sendo sempre um avançado esforçado no campo. Para uma equipa que tem estado em alta na segunda volta, reentrando na luta pelo 3.º lugar, não deixa de ser constrangedor que o seu avançado não tenha conseguido mais que dois golos nos últimos quinze jogos, tendo passado por jejum de 12 partidas.
A chegada de Fran Navarro ainda o relegou para o banco, mas uma lesão do espanhol conferiu novas chances no onze, porém sem retorno.El Ouazzani, 23 anos, tem 11 golos esta época, mas é um saldo que resulta de 49 jogos, o segundo jogador com mais encontros disputados na época, apenas atrás de Ricardo Horta, chamado nas 51 partidas que fizeram parte do calendário até à data. Na relação entre o deve e haver, o balanço das redes é tristonho e longe das expectativas transpostas para uma cláusula de 50 milhões de euros, além da herança pesada deixada por Banza.
El Ouazzani ainda não conseguiu vencer a desconfiança e restam-lhe três jogos para igualar o registo de 12 golos, o melhor da carreira, obtido ao serviço do Guingamp, na temporada passada. Por outro lado, o avançado carrega mais dez jogos nas pernas do que fez em 2023/24. As derradeiras três jornadas pedem mais a El Ouazzani, mesmo como arma a partir do banco. O futuro pode estar em jogo, assim como um empréstimo para o atleta recuperar confiança noutro contexto.
Roberto, um trunfo por decifrar
Na dimensão oposta a El Ouazzani, Roberto Fernández fez render a saída para La Liga, estreando-se no principal escalão espanhol com dotes finalizadores, face a cinco golos em 13 jogos. O Braga olha com interesse para o reaproveitamento de Roberto, de 22 anos, que tanto pode ser um trunfo desportivo como financeiro: resta ver o que poderá o Espanhol oferecer abaixo dos 10 milhões de euros da cláusula. Jogando com a vontade de Roberto, os catalães espreitam a renovação de uma cedência, que pode não colher simpatia do Braga.