Mikel Villanueva teve uma época com várias lesões, Borevkovic é um jogador com mercado
Corpo do artigo
O eixo defensivo do V. Guimarães está em vias de ser remodelado. Apesar de ter muitos centrais com contrato, alguns não devem fazer parte do plantel do Vitória para 2024/25. Mikel Villanueva é um deles. O internacional venezuelano está ligado aos minhotos até 30 de junho de 2025, mas teve uma época marcada por várias lesões. Titular indiscutível no início da temporada, lesionou-se e teve muitas dificuldades para voltar a jogar. Nos últimos oito meses, disputou apenas três jogos, num total de 126 minutos.
Rui Borges tem vários centrais à disposição, mas prefere jogar em 4x3x3. Falta saber que papel irá reservar para Manu, jogador que terminou a época em grande como central ou médio.
A ausência de Mikel Villanueva foi aproveitada por Tomás Ribeiro, que realizou uma excelente temporada, isto apesar de ter sido suplente em quatro dos últimos jogos. Terminou, no entanto, o campeonato com o estatuto de titular, em Arouca.
Borevkovic foi outro esteio defensivo e pode deixar o V. Guimarães nesta janela de mercado. O central croata começou a época afastado do plantel principal, depois de um ano emprestado ao Hajduk Split, mas foi reintegrado e mostrou todo o potencial. Com contrato até 2026, o defesa de 26 anos é um jogador com mercado. A venda permitirá à SAD vitoriana um encaixe financeiro com um dos jogadores que tem um dos salários mais elevados do plantel.
Numa equipa que usou três centrais com Moreno Teixeira, João Aroso, Paulo Turra, Álvaro Pacheco e Rui Cunha, tudo leva a crer que Rui Borges não dará sequência a esta aposta, sabendo-se que prefere o 4x3x3. Assim sendo, falta saber que papel reservará para Manu. O ex-Feirense terminou a temporada em grande forma e mostrou a enorme qualidade que tem a jogar como central ou médio.
Para o eixo defensivo, o novo treinador do Vitória pode ainda contar com Tounkara, que, curiosamente, até começou a época como titular da equipa principal, mas, depois, acabou por ser relegado para os bês. Rui Borges terá ainda à disposição Alberto Costa, jogador que pode atuar como lateral ou central.