Eduardo Stock da Cunha, Nuno Catarino e Manuel Lopes da Costa entram na SAD do Benfica
Novos elementos no Conselho de Administração e uma nova Comissão Executiva na SAD encarnada
Corpo do artigo
Eduardo Stock da Cunha, Nuno Catarino e Manuel Lopes da Costa são reforços na SAD do Benfica, confirmou esta quinta-feira o emblema da Luz, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A nível interno, o vice-presidente José Gandarez entra também na administração, sendo agora "quatro os membros da direção eleita com funções na SAD": o presidente Rui Costa e os vogais Jaime Antunes, Manuel Brito e José Gandarez.
Eduardo Stock da Cunha ingressa na administração da SAD com um passado empresarial com cargos ao mais alto nível, o último dos quais como director não executivo do Barclays Europa e da Fidelidade Seguros, como descrito no seu perfil do Linkedin. Nuno Catarino estava ligado, como conselheiro, à McKinsey, enquanto Manuel Lopes da Costa desempenhava funções de consultor e administrador da auditora Auren.
Estas entradas de elementos com currículo e percursos profissionais reputados, tanto a nível nacional como internacional, são vistos pelos encarnados como um importante contributo para a gestão empresarial do grupo Benfica, numa perspectiva e tentativa de potenciar o profissionalismo, competências e ambição do Benfica a este nível.
Estes elementos e o conjunto de alterações introduzidas na SAD proporcionam um novo modelo de governance em que o poder de decisão e de gestão estava concentrado apenas numa pessoa - o presidente mantém as funções de CEO - e passa agora a ser delegado nos membros da Comissão Executiva.
Destaque ainda para o facto de serem agora quatro os elementos da actual Direção a ter funções da SAD, juntando-se o vice-presidente José Gandarez a Rui Costa, Jaime Antunes e Manuel de Brito, numa maior preponderância na intervenção de elementos eleitos que era um dos pontos programáticos definido pelo presidente quando se apresentou a eleições.
De saída da Comissão Executiva fica agora Lourenço Pereira Coelho que, como O JOGO noticiou, passa a desempenhar, por decisão por ele tomada, apenas o cargo de diretor geral, deixando a administração, para se concentrar apenas no futebol.
Leia o comunicado do Benfica:
"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tem novos elementos. José Francisco Pereira Gandarez, Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino, Eduardo José Stock da Cunha e Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa foram cooptados. A Sociedade oficializou a informação num comunicado enviado nesta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Nuno Catarino assume desde já a supervisão de toda a área financeira, iniciando funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025.
Esta cooptação surge na sequência da cessação de funções, por renúncia, de Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço de Andrade Pereira Coelho.
O Conselho de Administração da Benfica SAD designou ainda os novos membros da Comissão Executiva, que estarão em funções até ao final do quadriénio 2021/2025:
Rui Manuel César Costa (Presidente)
Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito
Jaime Rodrigues Antunes
José Francisco Pereira Gandarez
Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino (iniciará funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025, assumindo desde já a supervisão de toda a área financeira)
O Conselho de Administração passa a ter a seguinte composição:
Rui Manuel César Costa (Presidente)
Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito
Jaime Rodrigues Antunes
José Francisco Pereira Gandarez
Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino
Maria do Rosário Amado Pinto Correia
António Albino Pires de Andrade
Eduardo José Stock da Cunha (iniciará funções como membro não-executivo na data em que informar a Benfica SAD que obteve ou não requer autorizações para o efeito)
Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa
A Benfica SAD informou ainda que Nuno Catarino, vogal do Conselho de Administração, foi designado como representante da Sociedade para as Relações com o Mercado e com a CMVM."