Condicionantes do sorteio das ligas profissionais, divulgadas esta quinta-feira pela Liga, deixaram cair a impossibilidade de Benfica, FC Porto e Sporting se defrontarem nas duas primeiras jornadas do campeonato.
Corpo do artigo
Desta vez, pode haver clássicos a abrir o campeonato: a Liga anunciou esta quinta-feira, em comunicado, as condicionantes estabelecidas para o sorteio dos campeonatos profissionais, que tem lugar amanhã (21h30), em Coimbra. Relativamente à época anterior, é eliminada essa restrição aos jogos entre Benfica, FC Porto e Sporting nas duas primeiras jornadas, contudo, é de evitar que se defrontem em jornadas consecutivas.
São cinco as condicionantes para o sorteio da I Liga:
- a segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
- há oito equipas que não podem jogar simultaneamente em casa, na mesma jornada: Benfica e Sporting, FC Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães, Marítimo e Nacional;
- "evitar", de acordo com o comunicado da Liga, que um clube defronte, consecutivamente, as cinco equipas que, nas três épocas anteriores, tenham obtido melhor classificação média, que são: Benfica (17,67 pontos), FC Porto (17), Sporting (16,33), Braga (14,67) e Rio Ave (13);
- evitar que uma equipa tenha deslocações consecutivas à Madeira e aos Açores;
- evitar que as equipas defrontem em jornadas consecutivas adversários que participam nas competições europeias.
Na II Liga, além de ser também estabelecido que a segunda metade da prova terá de ser um espelho da primeira, mantém-se a condicionante relativa às equipas B - FC Porto B, Benfica B, Braga B e Vitória de Guimarães B -, que deverão "jogar entre si nas últimas jornadas de cada volta.
Além disso, Académico de Viseu e Braga B disputarão a primeira jornada na condição de visitantes, devido a "intervenção nos respectivos relvados".
O sorteio dos campeonatos profissionais terá lugar em Coimbra, no Convento de São Francisco (21h30, Sport TV) e será antecedido pela Gala do 40º aniversário da Liga (19 horas).