ENTREVISTA, PARTE II - À boleia das três vitórias na última época, Diogo Costa não tem dúvidas em afirmar que o FC Porto "é melhor" do que o Benfica. Vitória no clássico do Dragão foi o ponto chave da conquista do título
Corpo do artigo
Diogo Costa aponta a vitória sobre o Benfica, no Dragão, como o momento decisivo da época. E diz que a descrença geral só dava força à equipa
"As coisas não estavam a correr bem, e havia pessoas que já não acreditavam. Também nos sentimos prejudicados em alguns jogos, para além dos comentadores..."
O FC Porto foi campeão nacional depois de mais de metade da época atrás do Benfica. Sempre acreditou que seria possível?
-Eu e toda a equipa sempre acreditámos. A verdade é que os campeonatos não se ganham no início, mas sim no final. E acreditámos porque confiávamos muito no nosso trabalho, no nosso companheirismo e solidariedade entre todos. Estes aspetos foram muito importantes durante toda a época.
Uma das frases que o FC Porto tem repetido é que o campeonato foi conquistado "contra tudo e contra todos". Concorda?
-Sim, concordo, tal como todos os meus companheiros. No início, tivemos uma fase muito difícil, as coisas não estavam a correr bem, e havia pessoas que já não acreditavam em nós. Também nos sentimos prejudicados em algumas decisões durante os jogos, para além de haver os comentadores... Foi contra tudo e contra todos porque ninguém acreditava em nós. Bem, não diria ninguém, mas a verdade é que havia muita gente que já não acreditava que seria possível sermos campeões. No entanto, isso dava-nos uma grande fome para trabalhar e ganhar, sendo que a maturidade que revelámos nesses momentos foi muito importante no nosso sucesso e tornou-nos numa equipa muito consistente.
Qual foi o momento chave do campeonato?
-Foi quando ganhámos em casa o Benfica. A partir desse momento, o nosso rival começou a sentir mais pressão, eles começaram a sentir aquilo que a nossa equipa era capaz de fazer. Mesmo os nossos adeptos voltaram a acreditar em nós, ainda que essa crença estivesse sempre dependente dos resultados que se iriam seguir a esse jogo. Mas, sim, foi esse o momento chave, sem dúvida. Deu-nos um empurrão decisivo. Acima de tudo, foi bom para o nosso rival sentir o que era o verdadeiro Porto. A partir daí, eles acusaram a pressão, ao contrário de nós, em que a pressão deixou de existir. Para além disso, o plantel estava com uma grande fome de vitórias, porque todos queríamos muito ser campeões.
O FC Porto venceu os três jogos com o Benfica. Isso tira qualquer dúvida sobre quem foi o melhor?
-Acho que nem é preciso responder a essa pergunta... É demasiado óbvio que as três vitórias contra o Benfica tiram qualquer dúvida sobre quem é a melhor equipa.
12527009
12528016