Dupla mais mortífera do FC Porto está de volta: 11 golos, sete vitórias e um empate
Iraniano regressa à equipa depois de ter falhado o jogo com o Sporting, por castigo. Com ele e o maliano na frente, o FC Porto ganhou sete vezes e empatou no recente clássico com o Benfica
Corpo do artigo
A dupla mortífera está de volta contra o Farense. Taremi cumpriu castigo com o Sporting, nas meias-finais da Taça da Liga, depois de ter sido expulso com o Benfica, e será opção para o ataque do FC Porto no encontro de segunda-feira, no Estádio de São Luís.
Uma boa noticia para Sérgio Conceição que assim poderá apostar na dupla formada pelo iraniano e por Marega. Os dois têm feito, aliás, uma parceria com uma taxa de sucesso muito elevada no último mês e meio, que coincidiu, precisamente, com o melhor período da equipa esta temporada.
Os números confirmam isso mesmo: sempre que foram titulares em simultâneo, o que aconteceu em oito jogos em todas as competições, o FC Porto venceu sete e empatou apenas um, o clássico realizado na semana passada, com o Benfica. Aliás, a única derrota nas últimas 18 partidas aconteceu na terça-feira... sem o iraniano, como se sabe.
Taremi e Marega só têm Sérgio Oliveira à sua frente na lista dos goleadores do FC Porto. Ambos somam nove golos. O maliano igualou o companheiro com os dois que marcou a Benfica e Sporting
Em matéria de golos, e sempre que fizeram parte do onze inicial em conjunto, marcaram 11 golos. Taremi contribuiu com seis, Marega com cinco. O iraniano marcou ao Tondela (um para o campeonato e um para a Taça de Portugal), V. Guimarães (2) e Famalicão (2). Já o maliano desfeiteou os guarda-redes do Tondela (dois para o campeonato e um para a Taça de Portugal), Nacional e Benfica (um a cada, ambos para o campeonato).
Segunda-feira, no regresso do FC Porto aos jogos do campeonato, numa altura em que os dragões tentam uma aproximação ao líder da prova, o Sporting, Taremi e Marega podem dar sequência aos bons resultados que obtiveram juntos. Isto porque, quando foram titulares em simultâneo naquele que é, considerado por Sérgio Conceição, o principal objetivo da época, o campeonato, os dois avançados marcaram nove golos em seis jogos.
Nos oito jogos em que foram parceiros no ataque Taremi e Marega marcaram 11 vezes
A boa relação que demonstram dentro do campo tem valido golos e vitórias ao FC Porto, dando-se ainda a coincidência de dividirem o segundo lugar dos goleadores dos dragões em todas as competições, ambos com nove golos, menos três do que Sérgio Oliveira.
A dupla mostra uma eficácia tremenda sempre que joga de início, o que tem acontecido com frequência nos últimos tempos. Nos primeiros jogos, Marega era titular, o que se compreende, até por conhecer melhor as ideias de Sérgio Conceição, enquanto Taremi, contratado esta época ao Rio Ave, começou quase sempre no banco: nos 10 primeiros encontros, o iraniano foi suplente utilizado em nove ocasiões e ficou no banco os 90 minutos com o Olympiacos, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Curiosamente, na primeira vez que foi titular, diante do Fabril, a contar para a Taça de Portugal, Marega foi poupado e não jogou.
A primeira oportunidade que tiveram de se juntar de início aconteceu a 5 de dezembro de 2020, no Dragão, contra o Tondela, a contar para o campeonato, e não podia ser mais esclarecedora: os dragões venceram, por 4-3, com dois golos de Marega e um de Taremi.
Um jogo que assinalou o princípio de uma parceria que tem sido de sucesso no ataque do FC Porto e que se complementa ao ponto de permitir a Sérgio Conceição colocar os dois lado a lado ou, muitas vezes - sobretudo quando a equipa não tem a posse de bola - apostar em Taremi um pouco mais recuado para aproveitar a qualidade de passe que tem e a velocidade de Marega.